REFLEXÕES DE UMA ESTAGIÁRIA: VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS NO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM MENTORIA DE DIRETORES ESCOLARES

Autores

  • Mayara Baensi Silva de Queiroz Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Brasil

Resumo

Este relato de experiência descreve a vivência de estágio no Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares ofertado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e tem como objetivo analisar as contribuições deste processo para a formação profissional. Realiza-se, assim, a reflexão das atividades desenvolvidas no suporte técnico e pedagógico aos cursistas e no acompanhamento dos encontros síncronos. O estágio transcende o suporte operacional, constituindo-se como espaço pedagógico de escuta ativa e acolhimento. A experiência permitiu a apropriação real de saberes acadêmicos, práticos e relacionais, transformando conceitos teóricos em ferramentas de leitura do cotidiano escolar, além de promover a compreensão da gestão democrática e a valorização das narrativas dos gestores escolares na diversidade da educação brasileira.

Biografia do Autor

Mayara Baensi Silva de Queiroz, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Brasil

Graduanda em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Downloads

Publicado

14-12-2025