OS DESAFIOS DA LIDERANÇA DE DEPARTAMENTO: DA SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E ADMINISTRATIVA PARA UMA PERSPECTIVA DO MENTORIA

Autores

  • Cláudia Alencar Lopes Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Brasil
  • Fernanda Santos da Silva
  • Kátia Cilene Andrade

Resumo

Este relato apresenta o processo de implantação e consolidação da Mentoria In Locus na Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semecti), destacando o protagonismo dos Diretores de Departamento na atuação das políticas educacionais. Alinhado à perspectiva de Ball e Mainardes (2011), o documento demonstra que as políticas não são simplesmente implementadas, mas ganham existência quando interpretadas e atuadas pelos sujeitos que as colocam em prática. Os Diretores de Departamento, por sua proximidade com o cotidiano escolar, assumiram papel decisivo ao promover condições materiais e institucionais para a formação, apoiar técnicos e diretores, reorganizar rotinas e sustentar o movimento formativo. A experiência também evidencia a superação do caráter fiscalizador historicamente associado à supervisão, substituído por práticas colaborativas, dialógicas e formativas. A publicação do Caderno de Mentoria nas Escolas e a articulação com o PRODITEC reforçaram a institucionalização dessa política. Assim, a Mentoria In Locus consolidou-se como ação contínua de formação, fortalecida pela liderança departamental, que transformou diretrizes em práticas concretas e contribuiu para a construção de uma cultura de gestão democrática e formativa na rede municipal.

Biografia do Autor

Cláudia Alencar Lopes, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Brasil

Doutoranda pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Fernanda Santos da Silva

Pedagoga com especialização em Alfabetização pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Kátia Cilene Andrade

Pedagoga com especialização em Psicopedagogia pela Universidade Braz Cubas

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Publicado

14-12-2025