LIDERANÇA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RESULTADOS DA FORMAÇÃO DE DIRETORES EM CONSONÂNCIA COM AS POLÍTICAS NACIONAIS DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Francilene Silvério Kusumoto Pinto
  • Mariana Rosangela dos Santos Silva
  • Thais Campos de Oliveira Freitas

Resumo

A função do diretor na Educação Infantil tem se deslocado de uma atuação predominantemente administrativa para uma liderança pedagógica capaz de articular saberes, orientar equipes e organizar condições favoráveis à aprendizagem. A situação-problema desta pesquisa decorre do fato de que muitos gestores ainda carecem de referenciais e instrumentos para exercer essa liderança, especialmente no âmbito das práticas de linguagem, das interações e do acompanhamento do desenvolvimento infantil. O objetivo do estudo é analisar como os diretores avaliam a rota de aprendizagem ofertada pela rede, investigando em que medida os temas abordados contribuem para enfrentar essa situação-problema e fortalecer sua atuação pedagógica. Trata-se de uma pesquisa avaliativa, de abordagem quanti-qualitativa, baseada em escala Likert e análise das respostas abertas. Os resultados revelam alta concordância quanto à pertinência e aplicabilidade das formações, além de reorganizações no cotidiano das unidades. As falas dos diretores indicam avanços conceituais e sugerem aprimoramentos, como melhor equilíbrio entre formações pedagógicas e administrativas. Conclui-se que a trilha contribuiu para consolidar a liderança pedagógica e alinhar práticas às políticas nacionais para a Educação Infantil.

Biografia do Autor

Francilene Silvério Kusumoto Pinto

Especialista em Psicopedagogia Institucional

Mariana Rosangela dos Santos Silva

Mestranda em Projetos Educacionais em Ciências pela Universidade de São Paulo

Thais Campos de Oliveira Freitas

Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Itajubá

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Publicado

14-12-2025