LIDERANÇA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RESULTADOS DA FORMAÇÃO DE DIRETORES EM CONSONÂNCIA COM AS POLÍTICAS NACIONAIS DE ALFABETIZAÇÃO
Resumo
A função do diretor na Educação Infantil tem se deslocado de uma atuação predominantemente administrativa para uma liderança pedagógica capaz de articular saberes, orientar equipes e organizar condições favoráveis à aprendizagem. A situação-problema desta pesquisa decorre do fato de que muitos gestores ainda carecem de referenciais e instrumentos para exercer essa liderança, especialmente no âmbito das práticas de linguagem, das interações e do acompanhamento do desenvolvimento infantil. O objetivo do estudo é analisar como os diretores avaliam a rota de aprendizagem ofertada pela rede, investigando em que medida os temas abordados contribuem para enfrentar essa situação-problema e fortalecer sua atuação pedagógica. Trata-se de uma pesquisa avaliativa, de abordagem quanti-qualitativa, baseada em escala Likert e análise das respostas abertas. Os resultados revelam alta concordância quanto à pertinência e aplicabilidade das formações, além de reorganizações no cotidiano das unidades. As falas dos diretores indicam avanços conceituais e sugerem aprimoramentos, como melhor equilíbrio entre formações pedagógicas e administrativas. Conclui-se que a trilha contribuiu para consolidar a liderança pedagógica e alinhar práticas às políticas nacionais para a Educação Infantil.
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