AS DINÂMICAS ORGANIZACIONAIS DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO E MENTORIA DE DIRETORES ESCOLARES E A ATUAÇÃO DO APOIO TEÓRICO-TÉCNICO

Autores

  • Jaqueline Gomes Nunes
  • Brenda Rosana Goulart

Resumo

O papel de atuação dos profissionais de Apoio Teórico-Técnico mostra-se fundamental na condução das dinâmicas do Curso de Aperfeiçoamento e Mentoria de Diretores Escolares, analisada a partir de três eixos de atuação. Nas atividades síncronas, primeiro eixo, o Apoio Teórico-Técnico atua como garantidor da intencionalidade pedagógica, fomentando a cultura colaborativa, articulando teoria e prática e mediando debates. A equipe formada por professores licenciados e com experiência na Educação Básica mostrou-se importante para a condução do pequeno grupo de maneira empática e teoricamente fundamentada, fortalecendo vínculos e reduzindo a evasão através do acompanhamento pedagógico personalizado. A proposição de liderança, segundo eixo, emerge da prática da relatoria. Tal prática acontece no momento que um cursista assume o papel de representante do curso e realiza a síntese da discussão do grupo. A atuação do Apoio Teórico-Técnico guia os relatores para manter o foco na atividade e na criação de estratégias para superar a resistência em assumir essa posição. Por fim, nas atividades assíncronas, o Apoio Teórico-Técnico mostrou-se fundamental como suporte dos cursistas, auxiliando no acesso à plataforma, solucionando dúvidas e elaborando feedbacks qualificados. Conclui-se que a atuação do Apoio Teórico-Técnico foi a base para a efetivação do curso em ambiente online.

 

Biografia do Autor

Jaqueline Gomes Nunes

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Brenda Rosana Goulart

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Downloads

Publicado

14-12-2025