ANÁLISE DAS DIRETRIZES DO BANCO MUNDIAL PARA A INFÂNCIA E A EDUCAÇÃO INFANTIL NA DÉCADA DE 90: ALGUNS APONTAMENTOS

Autores

  • Maristela Martins Roque Posar UNESP/IBILCE-S.J.do Rio Preto

Resumo

Esse artigo resulta da monografia feita no curso de Licenciatura em Pedagogia realizado na UNESP/IBILCE – S. J. do Rio Preto. Tem como objetivo central identificar as diretrizes para as políticas públicas para a infância e a Educação Infantil presentes em documentos do Banco Mundial, pós anos 90. Para este, utilizou-se de recursos metodológicos: a análise documental – de documentos elaborados pelo Banco Mundial – e de análise bibliográfica. Relacionando todo o contexto neoliberal, macroeconômico e globalizado em que o Banco Mundial está inserido nos anos 90 – e do qual se torna propulsor -, pudemos compreender as diretrizes e os objetivos empregados em seus projetos para a área educacional. Com ênfase no estudo dos projetos voltados para o Desenvolvimento da Primeira Infância, verificamos que um dos objetivos essenciais na formulação destes é a busca da formação do capital humano.

Biografia do Autor

Maristela Martins Roque Posar, UNESP/IBILCE-S.J.do Rio Preto

POSAR, Maristela M R Licenciatura Plena em Pedagogia - Humanas - políticas educacionais.

Arquivos adicionais

Publicado

28-05-2012

Edição

Seção

Artigos