ANÁLISE DAS DIRETRIZES DO BANCO MUNDIAL PARA A INFÂNCIA E A EDUCAÇÃO INFANTIL NA DÉCADA DE 90: ALGUNS APONTAMENTOS
Resumo
Esse artigo resulta da monografia feita no curso de Licenciatura em Pedagogia realizado na UNESP/IBILCE – S. J. do Rio Preto. Tem como objetivo central identificar as diretrizes para as políticas públicas para a infância e a Educação Infantil presentes em documentos do Banco Mundial, pós anos 90. Para este, utilizou-se de recursos metodológicos: a análise documental – de documentos elaborados pelo Banco Mundial – e de análise bibliográfica. Relacionando todo o contexto neoliberal, macroeconômico e globalizado em que o Banco Mundial está inserido nos anos 90 – e do qual se torna propulsor -, pudemos compreender as diretrizes e os objetivos empregados em seus projetos para a área educacional. Com ênfase no estudo dos projetos voltados para o Desenvolvimento da Primeira Infância, verificamos que um dos objetivos essenciais na formulação destes é a busca da formação do capital humano.Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.