RECURSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: ELABORAÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO SOBRE O TEMA ARTRÓPODES DESTINADO A ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Autores

  • Camila Candido Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Anna Carolina Prampero Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Camila Aparecida Soares Pigão Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Tassya Hemilia Porto Gomes Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Resumo

O desenvolvimento de qualquer material didático busca auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos sobre um determinado assunto desenvolvido em sala de aula. Além de fixar a matéria vista em sala de uma maneira descontraída e em pequenos grupos, o material também permitir ao professor esclarecer possíveis dúvidas. Diante da grande dificuldade apresentada pelos alunos na aprendizagem da classificação dos seres vivos, elaboramos uma atividade em que os alunos utilizam os conceitos de categorias para jogarem partidas de dominó. As peças deste dominó relacionam os grupos de seres vivos com as principais características que os agrupam. A aplicação deste jogo em sala de aula mostrou que, se a atividade for bem coordenada pelo professor há um aumento da motivação dos alunos para a aprendizagem do assunto trabalhado. Além de ser um material didático que facilitaria o estudo de Biologia, este Dominó ainda pode contribuir para a melhora da convivência entre os alunos, sendo uma atividade que exige o trabalho em grupo e pesquisa dos assuntos trabalhados.

Biografia do Autor

Camila Candido, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)

Anna Carolina Prampero, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)

Camila Aparecida Soares Pigão, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)

Tassya Hemilia Porto Gomes, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)

Arquivos adicionais

Publicado

28-05-2012

Edição

Seção

Artigos