RECURSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: ELABORAÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO SOBRE O TEMA ARTRÓPODES DESTINADO A ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
Resumo
O desenvolvimento de qualquer material didático busca auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos sobre um determinado assunto desenvolvido em sala de aula. Além de fixar a matéria vista em sala de uma maneira descontraída e em pequenos grupos, o material também permitir ao professor esclarecer possíveis dúvidas. Diante da grande dificuldade apresentada pelos alunos na aprendizagem da classificação dos seres vivos, elaboramos uma atividade em que os alunos utilizam os conceitos de categorias para jogarem partidas de dominó. As peças deste dominó relacionam os grupos de seres vivos com as principais características que os agrupam. A aplicação deste jogo em sala de aula mostrou que, se a atividade for bem coordenada pelo professor há um aumento da motivação dos alunos para a aprendizagem do assunto trabalhado. Além de ser um material didático que facilitaria o estudo de Biologia, este Dominó ainda pode contribuir para a melhora da convivência entre os alunos, sendo uma atividade que exige o trabalho em grupo e pesquisa dos assuntos trabalhados.Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.