BRINCANDO COM CADEIRANTES, IDOSOS, NEGROS E PRINCESAS: A DIVERSIDADE ATRAVÉS DOS BRINQUEDOS INFANTIS

Autores

  • Michelle Brugnera Cruz Escola Municipal de Ensino Fundamental América

Resumo

O presente relato de experiência procura problematizar as bonecas, que historicamente fazem parte das brincadeiras infantis e representam os ideais de infância da sociedade. Apresentou-se às crianças uma coleção de bonecas e bonecos “diferentes”: negros, cadeirantes, idosos, com Síndrome de Down, grávidas, entre outros, que foram incluídos nas suas brincadeiras. Buscou-se com esses materiais, descrever as práticas discursivas que emergiram das conversas, atitudes e interações, para melhor compreender como as crianças operam com os conceitos de diversidade e inclusão. O estudo aponta que a possibilidade de brincar com bonecas diferentes, que representam a diversidade, favorece atitudes mais inclusivas e a aceitação das diferenças.

Biografia do Autor

Michelle Brugnera Cruz, Escola Municipal de Ensino Fundamental América

Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Porto Alegrense. Licenciada em Pedagogia pela mesma instituição. Possui experiência como professora na educação infantil. Atuou como brinquedista no Programa de Extensão Universitária “Quem quer Brincar?” na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora de anos iniciais da rede municipal de ensino de Porto Alegre e desenvolve o projeto Diversidade na Sala de Aula: entre livros e bonecas.

Publicado

28-05-2012

Edição

Seção

Relatos de Experiências