MAL-ESTAR E ATIVIDADE DOCENTE: o ser professor no contexto atual

Autores

  • Lucas Veras de Andrade Universidade Federal do Piauí
  • Maria Escolástica de Moura Santos Universidade Federal do Piauí - UFPI

Resumo

O objetivo geral deste trabalho foi analisar o fenômeno do mal-estar docente em uma escola de ensino infantil da rede municipal de Teresina (PI). A pesquisa é de natureza qualitativa, especificamente um estudo de caso, que iniciou a partir de um levantamento bibliográfico a respeito do trabalho docente, mal-estar na docência e suas implicações para o docente e as organizações nas quais estão vinculados e, por fim, a síndrome de burnout. A coleta de dados se deu juntamente a 4 (quatro) professoras em exercício na escola mencionada que fica na zona norte do município de Teresina(PI), sendo aplicado um questionário semi-estruturado, com questões abertas e de múltipla escolha, analisado qualitivamente a partir da técnica de análise de conteúdo que girou em torno de três categorias: expectativas das professoras em relação a docência; fontes geradoras de mal-estar na profissão docente e consequências do mal-estar docente. Os resultados indicam a existência de fontes geradoras de mal-estar que incidem tanto sobre a prática docente como também fatores referentes a condições ambientais, ou seja, no contexto em que se exerce a docência em igual proporção, entretanto, em nenhum momento da pesquisa, percebemos nos discursos das professoras mal-estar docente a ponto de absenteísmo ou abandono da profissão como os estudos de Esteve (1999) e Rodrigues (2009) demonstram. As professoras mencionam que dentro do contexto laboral evidenciam-se fontes geradoras de mal-estar e que a partir dessas existem consequências para elas, como cansaço físico, mental entre outras. Com relação à síndrome de burnout não podemos afirmar, que nossas pesquisadas se encontram propícias ao seu desenvolvimento, pois como descrito no estudo, à síndrome está envolta a expectativas frustradas e nos discursos das mesmas não detectamos frustração em nenhum momento de suas falas.

Biografia do Autor

Lucas Veras de Andrade, Universidade Federal do Piauí

Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia, Universidade Federal do Piauí (UFPI);Graduado em Bacharelado em Biblioteconomia, Universidade Estadual do Piauí (UESPI);Professor das Séries Iniciais da Rede Municipal de Educação de Teresina (PI).

Maria Escolástica de Moura Santos, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Mestre em Educação, Licenciada em Pedagogia, atua como Professora-Pesquisadora na Universidade Federal do Piauí, Área de Fundamentos Psicológicos da Educação.

Publicado

28-05-2012

Edição

Seção

Resumos de Trabalhos de Conclusão de Curso (Descontinuado)