MAL-ESTAR E ATIVIDADE DOCENTE: o ser professor no contexto atual
Resumo
O objetivo geral deste trabalho foi analisar o fenômeno do mal-estar docente em uma escola de ensino infantil da rede municipal de Teresina (PI). A pesquisa é de natureza qualitativa, especificamente um estudo de caso, que iniciou a partir de um levantamento bibliográfico a respeito do trabalho docente, mal-estar na docência e suas implicações para o docente e as organizações nas quais estão vinculados e, por fim, a síndrome de burnout. A coleta de dados se deu juntamente a 4 (quatro) professoras em exercício na escola mencionada que fica na zona norte do município de Teresina(PI), sendo aplicado um questionário semi-estruturado, com questões abertas e de múltipla escolha, analisado qualitivamente a partir da técnica de análise de conteúdo que girou em torno de três categorias: expectativas das professoras em relação a docência; fontes geradoras de mal-estar na profissão docente e consequências do mal-estar docente. Os resultados indicam a existência de fontes geradoras de mal-estar que incidem tanto sobre a prática docente como também fatores referentes a condições ambientais, ou seja, no contexto em que se exerce a docência em igual proporção, entretanto, em nenhum momento da pesquisa, percebemos nos discursos das professoras mal-estar docente a ponto de absenteísmo ou abandono da profissão como os estudos de Esteve (1999) e Rodrigues (2009) demonstram. As professoras mencionam que dentro do contexto laboral evidenciam-se fontes geradoras de mal-estar e que a partir dessas existem consequências para elas, como cansaço físico, mental entre outras. Com relação à síndrome de burnout não podemos afirmar, que nossas pesquisadas se encontram propícias ao seu desenvolvimento, pois como descrito no estudo, à síndrome está envolta a expectativas frustradas e nos discursos das mesmas não detectamos frustração em nenhum momento de suas falas.Publicado
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