Educação como fator de influência para o crescimento econômico e o desenvolvimento humano
Resumo
A importância da educação tem sido cada vez mais reconhecida, sendo que esse reconhecimento pode se dar com a mesma sendo vista como um fim ou como um meio. A partir da concepção de que a educação é apenas um meio para que se atinjam fins mais elevados, o presente trabalho tem o objetivo de analisar qual a influência das variáveis educacionais “Expectativa de vida escolar”, “Taxa de matrículas”, “Média de anos de escolarização” e “Taxa de alfabetização” sobre quatro variáveis relacionadas aos conceitos de crescimento econômico e desenvolvimento humano, que são: (a) PIB per capita; (b) Taxa de desemprego; (c) Expectativa de vida ao nascer; e (d) Expectativa de vida ao nascer de mulheres. Por meio das técnicas Regressão Linear Múltipla, Análise de Clusters e Análise de Variância (ANOVA) foi possível verificar que todas as variáveis são influenciadas pelos fatores educacionais, especialmente pela Taxa de matrículas. Também foi verificado que, para o caso da “Taxa de Desemprego”, essa relação perde a força, de modo que em alguns países com baixo nível de educação existem mais empregos do que em países educacionalmente melhores. Outro resultado obtido foi ode que a “Expectativa de vida ao nascer de mulheres” foi mais influenciada pela educação do que a “Expectativa de vida ao nascer média”, o que indica que a educação pode ser um importante aliado contra a desigualdade de gêneros. Vale ressaltar que todos esses resultados são um motivo a mais, além do fato de ela ser importante por si só, para que a educação seja cada vez mais promovida e incentivada.Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.