ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO – O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PNAIC
Resumo
O presente artigo aborda sobre a alfabetização e o letramento. Trata também sobre o programa do governo voltado para a educação o PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), e discorre sobre as quatro propostas que o PNAIC discute acerca da importância da alfabetização, levando em consideração seus processos de aprendizagem e as diferentes demonstrações de conhecimentos. Para a produção deste artigo foi feita uma pesquisa bibliografia usando como autora principal Emília Ferreiro, além de outros autores que descrevem sobre a alfabetização, foi retratado também sobre o importante papel do professor no processo de alfabetização e letramento pois o aprendizado dependerá, das instruções e da metodologia utilizada pelo educador que se destacam como atores importantes e protagonistas neste processo de inclusão das crianças nos direitos a aprendizagem que além de desenvolver a leitura e a escrita promoverá nelas uma visão crítica e integrada sobre o processo de escolarização. Neste artigo relata também sobre os desafios e traz uma reflexão das práticas pedagógicas tomando como base o tempo e espaço escolar, a partir de um currículo inclusivo que permita à todas as crianças o direito a aprendizagem valorizando as cargas de conhecimentos trazidas por cada aluno (identidade social e pessoal), proporcionando a integração entre os componentes curriculares, organização pedagógica que respeite as particularidades e riquezas de cada área do conhecimento com o objetivo final de tornar as crianças alfabetizadas e letradas dentro de cada contexto social na qual as escolas estão inseridas.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.