“SABIA QUE A LINHA DA PIPA SERVE PRA COSTURAR ROUPA?”: DIÁLOGOS EM RODA DE CONVERSA COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA ILHA DE MOSQUEIRO, PARÁ
Resumo
O artigo discute a roda de conversa na Educação Infantil enquanto espaço dialógico que envolve adultos e crianças. Analisa as experiências relatadas por crianças em rodas de conversa em uma Unidade de Educação Infantil (UEI) da ilha de Mosqueiro (PA) e a prática docente com esse espaço dialógico. O estudo desenvolveu-se com base em registros das rodas de conversa, por meio de diários de aula e de gravadores de voz. Para tratamento das informações, utilizaram-se técnicas de análise de conteúdo. Os resultados indicaram que a roda de conversa é um espaço singular para o diálogo e a interação entre adultos e crianças e entre criança e crianças. A roda de conversa mostrou-se um momento propício para tecer experiências em grupo. As crianças revelaram experiências sobre si, sobre o outro, sobre a comunidade, sobre a família e sobre o mundo natural.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.