VIOLÊNCIAS E O CYBERBULLYING: ESTUDANTES CONTRA DOCENTES
Resumo
A revolução microeletrônica deu origem a uma informação impessoal, fragmentada, instantânea e simultânea, concomitantemente com a produtibilidade dos chamados produtos culturais provocou uma reconfiguração identitária na sociedade hodierna. Posto isto, tal processo produziu consequências significativas na articulação entre aluno e professor, de maneira que os discentes encontram nas mídias online uma forma fácil e rápida de se dirigir ao professor em termos de crítica e bullying. Em consequência, os docentes se deparam com a violência de cyberbullying praticada por seus alunos, afirmando que o professor não é mais identificado como figura de autoridade. O presente trabalho buscou analisar a compreensão de estudantes de Ensino Médio sobre esta violência cibernética e as origens dessa prática contra seus professores. Para a produção de dados, realizaremos cinco questionamentos relacionados à violência de cyberbullying no campo educacional para estudantes do primeiro ao terceiro ano do Ensino Médio de uma escola Estadual de Ensino Integral, de São Carlos – SP. A análise permitiu-nos identificar que os alunos investigados na maioria das perguntas ficaram indiferentes a respeito do tema e que essa violência virtual ainda não é totalmente vista como uma violência de fato. Além disso, concebem que o cyberbullying se origina na maior parte, de problemas derivados do contexto social em que estão inseridos. Palavras-chave: Violência. Cyberbullying. Alunos. Professores.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.