COMPARTILHANDO EM ATELIÊS: VIVÊNCIAS ACERCA DAS VIOLÊNCIAS PSICOLÓGICAS NA ESCOLA DE ENSINO INTEGRAL

Autores

  • Bianca Kapp Cardoso Universidade Federal de São Carlos
  • Rafaela Maria Rodrigues Universidade Federal de São Carlos
  • Silveliana Silvina Silva Universidade Federal de São Carlos
  • Raiane Silva Sousa Universidade Federal de São Carlos
  • Caroline dos Santos Spindola Universidade Federal de São Carlos
  • Jhenifer Cristine Sanches Dos Santos Universidade Federal de São Carlos

Resumo

Este relato de experiência objetiva refletir sobre violências psicológicas em ateliês realizados durante o 1º semestre de 2019, com estudantes de Ensinos Fundamental e Médio de uma escola estadual de Ensino Integral, no interior paulista. Trabalhar com a disciplina eletiva "Compartilhando em ateliês: (com) vivências" justificou-se devido ao caráter emergencial de intervenção sobre as situações de violências que ocorrem em escolas públicas, principalmente, quando estas são ignoradas e os discentes são excluídos ou marginalizados. O grupo foi denominado “Nós e os corpos” com objetivo de discutir violência psicológica, além de buscar mudanças na relação sujeito e objeto presentes na subjetividade do aluno. A disciplina eletiva pôde ajudar os adolescentes a ressignificar sentimentos e vivências, mudando a compreensão e ação a respeito dessa violência que pode passar despercebida, mas causa sofrimentos que perduram. Articulando entre conversas sobre a violência psicológica e produções artísticas, os estudantes compartilharam e tiraram dúvidas que antes, diante do dia a dia escolar, não tinham espaço para fazer.

Biografia do Autor

Bianca Kapp Cardoso, Universidade Federal de São Carlos

Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos

Rafaela Maria Rodrigues, Universidade Federal de São Carlos

Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Bolsista de Iniciação Científica (CNPq)

Silveliana Silvina Silva, Universidade Federal de São Carlos

Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos

Raiane Silva Sousa, Universidade Federal de São Carlos

Graduanda em Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos

Caroline dos Santos Spindola, Universidade Federal de São Carlos

Graduanda em Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos Bolsista de Iniciação Científica (FAPESP)

Jhenifer Cristine Sanches Dos Santos, Universidade Federal de São Carlos

Graduanda em Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos

Downloads

Publicado

25-09-2019