COMPARTILHANDO EM ATELIÊS: VIVÊNCIAS ACERCA DAS VIOLÊNCIAS PSICOLÓGICAS NA ESCOLA DE ENSINO INTEGRAL
Resumo
Este relato de experiência objetiva refletir sobre violências psicológicas em ateliês realizados durante o 1º semestre de 2019, com estudantes de Ensinos Fundamental e Médio de uma escola estadual de Ensino Integral, no interior paulista. Trabalhar com a disciplina eletiva "Compartilhando em ateliês: (com) vivências" justificou-se devido ao caráter emergencial de intervenção sobre as situações de violências que ocorrem em escolas públicas, principalmente, quando estas são ignoradas e os discentes são excluídos ou marginalizados. O grupo foi denominado “Nós e os corpos” com objetivo de discutir violência psicológica, além de buscar mudanças na relação sujeito e objeto presentes na subjetividade do aluno. A disciplina eletiva pôde ajudar os adolescentes a ressignificar sentimentos e vivências, mudando a compreensão e ação a respeito dessa violência que pode passar despercebida, mas causa sofrimentos que perduram. Articulando entre conversas sobre a violência psicológica e produções artísticas, os estudantes compartilharam e tiraram dúvidas que antes, diante do dia a dia escolar, não tinham espaço para fazer.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.