PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A ABORDAGEM DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS A PARTIR DA PERSPECTIVA DA ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) representam atualmente o principal problema de saúde pública no mundo. De acordo com relatório da ONU (2000), a incidência de IST entre adolescentes vem aumentando no cenário mundial, sobretudo a infecção pelo HIV/Aids. Cabe à escola contribuir para mudar este cenário possibilitando ao estudante oportunidade de obter as ferramentas e desenvolver as habilidades que o permitam identificar situações de risco frente às IST, tomar a atitude mais consciente e saudável, e, assim, diminuir suas vulnerabilidades. Porém, é bastante evidente no cotidiano escolar que a problemática da Educação em Saúde, mais especificamente, das Infecções Sexualmente Transmissíveis, que deveria ser tratada de maneira inter e transdisciplinar como orientado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), acaba sendo entendida como parte dos conteúdos programáticos específicos das disciplinas de Ciências e Biologia. Este estudo se dedicou à elaboração de uma proposta de Sequência Didática (SD) com o objetivo de abordar a problemática das Infecções Sexualmente Transmissíveis a partir da perspectiva da Arte com estudantes do Ensino Fundamental elaborada à luz de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011) organizada a partir dos três momentos pedagógicos: I. Problematização – Aula expositiva dialogada introduzindo à temática das IST, fazendo uma breve contextualização histórica do tema, apresentação do cenário atual, tarefa de pesquisa na internet de imagem representativa de cada IST e apresentação desta imagem para os demais colegas explicando o porquê da escolha; II. Organização do conhecimento – Aula expositiva dialogada utilizando-se de algumas obras de arte relacionadas à temática das IST como disparadores dos temas a serem abordados; e, III. Aplicação do conhecimento – Produção e apresentação de desenho livre relacionado à temática das IST. Cabe registrar que tais atividades que compuseram os três momentos pedagógicos desta SD foram fundamentadas a partir da abordagem temática freireana com vistas a contribuir para a mudança do cenário atual, ofertando ao estudante oportunidade de obter as ferramentas e desenvolver as habilidades que o permitam identificar situações de risco frente às IST, tomar a atitude mais consciente e saudável, e, assim, diminuir suas vulnerabilidades. Esta proposta de SD tem ainda a pretensão de possibilitar a compreensão por parte da comunidade escolar de que este Tema Transversal, de fato, pode e deve ser abordado por todos componentes curriculares.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.