PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A ABORDAGEM DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS A PARTIR DA PERSPECTIVA DA ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Gláucia Fernandes Maciel Martins Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson.
  • Athyla Caetano Ifes
  • Caroline Azevedo Rosa Instituto Federal do Pará

Resumo

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) representam atualmente o principal problema de saúde pública no mundo. De acordo com relatório da ONU (2000), a incidência de IST entre adolescentes vem aumentando no cenário mundial, sobretudo a infecção pelo HIV/Aids. Cabe à escola contribuir para mudar este cenário possibilitando ao estudante oportunidade de obter as ferramentas e desenvolver as habilidades que o permitam identificar situações de risco frente às IST, tomar a atitude mais consciente e saudável, e, assim, diminuir suas vulnerabilidades. Porém, é bastante evidente no cotidiano escolar que a problemática da Educação em Saúde, mais especificamente, das Infecções Sexualmente Transmissíveis, que deveria ser tratada de maneira inter e transdisciplinar como orientado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), acaba sendo entendida como parte dos conteúdos programáticos específicos das disciplinas de Ciências e Biologia. Este estudo se dedicou à elaboração de uma proposta de Sequência Didática (SD) com o objetivo de abordar a problemática das Infecções Sexualmente Transmissíveis a partir da perspectiva da Arte com estudantes do Ensino Fundamental elaborada à luz de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011) organizada a partir dos três momentos pedagógicos: I. Problematização – Aula expositiva dialogada introduzindo à temática das IST, fazendo uma breve contextualização histórica do tema, apresentação do cenário atual, tarefa de pesquisa na internet de imagem representativa de cada IST e apresentação desta imagem para os demais colegas explicando o porquê da escolha; II. Organização do conhecimento – Aula expositiva dialogada utilizando-se de algumas obras de arte relacionadas à temática das IST como disparadores dos temas a serem abordados; e, III. Aplicação do conhecimento – Produção e apresentação de desenho livre relacionado à temática das IST. Cabe registrar que tais atividades que compuseram os três momentos pedagógicos desta SD foram fundamentadas a partir da abordagem temática freireana com vistas a contribuir para a mudança do cenário atual, ofertando ao estudante oportunidade de obter as ferramentas e desenvolver as habilidades que o permitam identificar situações de risco frente às IST, tomar a atitude mais consciente e saudável, e, assim, diminuir suas vulnerabilidades. Esta proposta de SD tem ainda a pretensão de possibilitar a compreensão por parte da comunidade escolar de que este Tema Transversal, de fato, pode e deve ser abordado por todos componentes curriculares.

Biografia do Autor

Gláucia Fernandes Maciel Martins, Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson.

Licenciada em Letras Português pelo Centro de Ensino Superior de Vitória – CESV. Bacharel em Artes Visuais pelo Centro Universitário de Jales – Unijales. Pós-graduada em Educação Inclusiva, Arte na Educação e Educação de Jovens e Adultos.

Athyla Caetano, Ifes

Mestrando em Educação em Ciências e Matemática pelo programa Educimat - Instituto Federal do Espírito Santo. Especialista em Metodologia do Ensino de Ciências. Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo. Habilitado em Biologia pelo Programa de Complementação Pedagógica do Instituto Federal do Espírito Santo. Desenvolveu atividade em Anatomia Humana com ênfase no aparelho locomotor/biomecânica e em fisiologia humana. Atualmente é servidor técnico-administrativo do IFES onde vem desenvolvendo pesquisas em Educação em Saúde, com ênfase nas Infecções Sexualmente Transmissíveis na formação continuada de profissionais da Educação Básica.

Caroline Azevedo Rosa, Instituto Federal do Pará

Possui graduação em Farmácia (2008) e Licenciatura em Biologia (2016). Mestrado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012) e Doutorado em andamento pela mesma universidade, sob orientação do Prof. Dr. Luiz Carlos Schenberg (Laboratório de Neurobiologia - UFES). Possui experiência em Química Medicinal, em estudos neurobiológicos e neuroquímicos, dosagens em Cromatografia Líquida de Alta Eficiência de neurotransmissores. Foi Técnica de Laboratório do Instituto Federal do Espírito Santo e atualmente é Docente na área de Bioquímica do Instituto Federal do Pará (IFPA) campus Castanhal.

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Publicado

31-07-2019

Edição

Seção

Resumos de Trabalhos de Conclusão de Curso (Descontinuado)