ABDIAS DOS NASCIMENTO E O PAN-AFRICANISMO NO BRASIL
Resumo
O presente trabalho de conclusão de curso compõe a pesquisa intitulada “Conhecimento, pesquisa e inovações curriculares na formação de professores para a diversidade étnico-racial no ensino superior: questionamentos e contribuições das matrizes étnico-raciais e culturais, de saberes africanos e afrodescendentes”, do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), do qual participo. Esse projeto é fruto do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, pelo fomento da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (CAPES). Sendo assim, o estudo apresenta um histórico sobre a trajetória de vida de Abdias do Nascimento e o movimento Pan-Africano, também uma breve apresentação sobre o Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento. Finalizando com as Considerações Finais sobre esse estudo e suas reflexões. Buscou-se ao longo deste trabalho apresentar sínteses históricas acerca dos contrastes da trajetória ideológica de Abdias do Nascimento.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.