A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NO ENSINO REGULAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Resumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo realizar uma revisão sistemática de 9 estudos publicados a respeito da inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), na intenção de apresentar o modo como os professores de ensino regular pensam a inclusão escolar do aluno com TEA e as suas crenças, percepções, necessidades, etc. a respeito do tema; bem como identificar o modo como eles lidam com a presença desses estudantes em suas salas de aula e os meios utilizados por eles para garantir a realização do processo de inclusão. Os estudos utilizados foram: artigos e dissertações; publicados nas bases de pesquisa SciELO, Periódicos CAPES e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – IBICT, entre os anos de 2012 e 2018; sob os descritores “autismo AND educação AND intervenção AND inclusão”. As análises foram realizadas em termos de: objetivo; número de participantes; área de atuação dos professores; descrição dos estudantes; fase de ensino; origem da escola (pública ou privada); espaço de observação; tipo de pesquisa; e necessidades formativas apontadas. Os resultados encontrados foram relacionados em termos de: ano de publicação dos estudos; gênero, faixa etária e fase de ensino dos estudantes; origem das escolas; tipos de pesquisa; e necessidades formativas apontadas. Constatou-se um número reduzido de estudos e uma limitação de participantes, principalmente se tratando de crianças menores de 6 anos e jovens e adultos com TEA. Houve pouco direcionamento à atuação dos agentes educacionais e pouca especificação formativa dos professores regulares. Foram indicadas a capacitação/formação continuada como necessidades formativas observadas em maior urgência. Averiguou-se uma não-valorização da formação inicial dos educadores pelos pesquisadores dos estudos analisados e uma falta de qualificação dos professores regulares para lidarem com o TEA e as especificidades educacionais que tal transtorno implica. Assim, concluiu-se que, ainda que tenha sido viável arrecadar informações importantes para a pesquisa, foi possível obter apenas uma visão limitada do tema, tornando necessários maiores estudos futuros.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.