PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES SECUNDARISTAS DO ENSINO PARTICULAR: NOTAS DE ESTUDOS DE UM JORNAL ESTUDANTIL
Resumo
O objeto de reflexão deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é o Jornal Estudantil “O ABC Literário”, produzido por estudantes do Ginásio Osvaldo Cruz de Dourados. Tem como objetivo discutir a importância da escrita estudantil e identificar elementos da cultura escolar presentes nas práticas e representações estudantis dos secundaristas por meio das publicações do impresso. A investigação se apoia em fontes documentais, jornalísticas e iconográficas, pertencentes ao acervo do Centro de Documentação Regional da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), as quais foram analisadas à luz de estudos historiográficos e sociológicos em uma perspectiva bourdieusiana. Os resultados mostram que o jornal é uma fonte de estudo por pesquisadores, e que esse impresso se apresenta como uma ferramenta capaz de ser utilizada como objeto de análise, haja vista a predominância de textos produzidos pelos secundaristas. Esses discentes são agentes constituintes do espaço educativo e têm muito a contribuir para as pesquisas. Contudo, infelizmente, ainda são vozes negligenciadas, mas, sob a luz deste estudo, recebem mais visibilidade. Em síntese, aproximamo-nos da ideia de que os saberes e fazeres dos estudantes ocupa um dado momento histórico, e evidenciam que o espaço escolar não está fora de embates, além disso, o impresso em estudo participou do jogo social como gerador de distinções, o que proporcionou aos secundaristas um capital escolar legitimado e estratégias de mobilização de outros capitais.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.