PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES SECUNDARISTAS DO ENSINO PARTICULAR: NOTAS DE ESTUDOS DE UM JORNAL ESTUDANTIL

Autores

Resumo

O objeto de reflexão deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é o Jornal Estudantil “O ABC Literário”, produzido por estudantes do Ginásio Osvaldo Cruz de Dourados. Tem como objetivo discutir a importância da escrita estudantil e identificar elementos da cultura escolar presentes nas práticas e representações estudantis dos secundaristas por meio das publicações do impresso. A investigação se apoia em fontes documentais, jornalísticas e iconográficas, pertencentes ao acervo do Centro de Documentação Regional da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), as quais foram analisadas à luz de estudos historiográficos e sociológicos em uma perspectiva bourdieusiana. Os resultados mostram que o jornal é uma fonte de estudo por pesquisadores, e que esse impresso se apresenta como uma ferramenta capaz de ser utilizada como objeto de análise, haja vista a predominância de textos produzidos pelos secundaristas. Esses discentes são agentes constituintes do espaço educativo e têm muito a contribuir para as pesquisas. Contudo, infelizmente, ainda são vozes negligenciadas, mas, sob a luz deste estudo, recebem mais visibilidade. Em síntese, aproximamo-nos da ideia de que os saberes e fazeres dos estudantes ocupa um dado momento histórico, e evidenciam que o espaço escolar não está fora de embates, além disso, o impresso em estudo participou do jogo social como gerador de distinções, o que proporcionou aos secundaristas um capital escolar legitimado e estratégias de mobilização de outros capitais.

Biografia do Autor

Cintia Medeiros Robles Aguiar, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/ Mestranda

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente é Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Antropologia e Sociologia da Educação e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Jacira Helena do Valle Pereira Assis, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/ Professora permanente

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é Professora Titular- da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e atua no quadro permanente dos Programa de Pós-graduação em Educação - (cursos de Mestrado e Doutorado) e em Antropologia Social (curso de Mestrado). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia e Antropologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: memória, biografia e memorialistas; fronteira e diversidade cultural, famílias, escolas e estado laico.

Downloads

Publicado

31-07-2019

Edição

Seção

Resumos de Trabalhos de Conclusão de Curso (Descontinuado)