NOTAS SOBRE UMA PEDAGOGIA ILUMINISTA: UMA LEITURA DE IMANNUEL KANT
Resumo
A produção deste artigo decorre de estudos realizados no âmbito dos Fundamentos da Pesquisa em História da Educação. A partir das leituras e discussões que perpassam as temáticas dos fundamentos da educação, principalmente, considerando as fontes históricas de pesquisa nesse campo de investigação, considera-se pertinente o tema proposto para elaboração desse texto. Trata-se de um estudo bibliográfico, que tem como objetivo, especificamente, apresentar notas de análise da seguinte obra: Sobre a Pedagogia de Immanuel Kant (1787). Entende-se que os fundamentos do pensamento educacional podem e devem ser buscados historicamente. Ressalta-se que conhecer as proposições educacionais, as concepções de homem e de sociedade de Kant se faz relevante, pois entendemos a existência de uma conexão indissociável entre as teorias e as práticas sociais humanas.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.