NOTAS SOBRE UMA PEDAGOGIA ILUMINISTA: UMA LEITURA DE IMANNUEL KANT

Autores

  • Ana Paula Aires Rodrigues Universidade Estadual de Maringá

Resumo

A produção deste artigo decorre de estudos realizados no âmbito dos Fundamentos da Pesquisa em História da Educação. A partir das leituras e discussões que perpassam as temáticas dos fundamentos da educação, principalmente, considerando as fontes históricas de pesquisa nesse campo de investigação, considera-se pertinente o tema proposto para elaboração desse texto. Trata-se de um estudo bibliográfico, que tem como objetivo, especificamente, apresentar notas de análise da seguinte obra: Sobre a Pedagogia de Immanuel Kant (1787). Entende-se que os fundamentos do pensamento educacional podem e devem ser buscados historicamente. Ressalta-se que conhecer as proposições educacionais, as concepções de homem e de sociedade de Kant se faz relevante, pois entendemos a existência de uma conexão indissociável entre as teorias e as práticas sociais humanas.

Biografia do Autor

Ana Paula Aires Rodrigues, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em Coordenação Pedagógica pelo Centro Universitário de Maringá. Atualmente é mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá, atua como Pedagoga, também, na Universidade Estadual de Maringá.

Downloads

Publicado

31-07-2019

Edição

Seção

Artigos