RELAÇÕES RACIAIS NOS MATERIAIS DIDÁTICOS DO PNAIC: CONCEPÇÕES E DISCURSOS

Autores

  • Flávia Viana Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Reginaldo Santos Pereira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar e analisar as concepções e discursos que circulam no material didático do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) sobre as relações raciais, com vistas a compreender em que medida este programa atende às determinações trazidas pela Lei 10.639/2003. O PNAIC é um programa do Governo Federal instituído em 2012, com o objetivo de alfabetizar as crianças até o 3º ano do ensino fundamental, o que justifica sua escolha como objeto de investigação dada ampla difusão do material didático do programa em todo país. Optamos por uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando como ferramenta de coleta de dados a análise documental, com base nos Estudos Culturais. Para tanto, foram examinados os Cadernos de Formação do PNAIC e o Acervo de Obras Literárias Complementares, composto por um conjunto de 180 títulos. Os resultados da análise identificaram doze obras complementares que abordam as relações raciais, a cultura afro-brasileira, a representação dos personagens negros ou histórias sobre África. Assim, o PNAIC avança na tematização das questões raciais, ao passo que disponibiliza um conjunto de obras que propaga discursos e concepções pautados na diversidade.

Biografia do Autor

Flávia Viana Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UESB), Especialista em Educação e Diversidade Étnico-Cultural e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Licenciada em Letras pela Universidade do Norte do Paraná. Professora da Educação Básica do município de Itapetinga/BA. Email: fvianna.santos@hotmail.com

Reginaldo Santos Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Professor Adjunto do curso de Pedagogia e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Coordenador do Grupo de Pesquisa CNPq Infância, Educação e Contemporaneidade. reginaldouesb@gmail.com

Downloads

Publicado

31-07-2019

Edição

Seção

Resumos de Trabalhos de Conclusão de Curso (Descontinuado)