RELAÇÕES RACIAIS NOS MATERIAIS DIDÁTICOS DO PNAIC: CONCEPÇÕES E DISCURSOS
Resumo
Este estudo teve como objetivo identificar e analisar as concepções e discursos que circulam no material didático do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) sobre as relações raciais, com vistas a compreender em que medida este programa atende às determinações trazidas pela Lei 10.639/2003. O PNAIC é um programa do Governo Federal instituído em 2012, com o objetivo de alfabetizar as crianças até o 3º ano do ensino fundamental, o que justifica sua escolha como objeto de investigação dada ampla difusão do material didático do programa em todo país. Optamos por uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando como ferramenta de coleta de dados a análise documental, com base nos Estudos Culturais. Para tanto, foram examinados os Cadernos de Formação do PNAIC e o Acervo de Obras Literárias Complementares, composto por um conjunto de 180 títulos. Os resultados da análise identificaram doze obras complementares que abordam as relações raciais, a cultura afro-brasileira, a representação dos personagens negros ou histórias sobre África. Assim, o PNAIC avança na tematização das questões raciais, ao passo que disponibiliza um conjunto de obras que propaga discursos e concepções pautados na diversidade.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.