O ESTUDANTE DE CAMADAS POPULARES NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: PERMANÊNCIA GARANTIDA?
Resumo
Este artigo apresentará um breve debate acerca das ações afirmativas na educação e os mecanismos de acesso e permanência do estudante na universidade, dando-se ênfase nas ações de assistência estudantil em relação às demandas do novo público universitário ingressante. Considerando a expansão do Ensino Superior no Brasil, especialmente após a década de 1990, verifica-se a maior inclusão e diversidade do público estudantil mediante o ingresso de estudantes negros, pardos, indígenas e pertencentes às minorias sociais que historicamente estiveram à margem dessa modalidade de ensino (MAYORGA; SOUZA, 2012). Outra temática que será abordada é a inclusão das camadas populares no Ensino Superior através de reservas de vagas para estudantes pretos, pardos ou indígenas que tenham cursado o Ensino Médio integralmente em escola pública e/ou possuam renda familiar per capita bruta mensal de até 1,5 salários mínimos (Lei Federal nº. 1.711/2012). Palavras-chave: Expansão do Ensino Superior; Estudante Universitário de Camadas Populares; Ações Afirmativas.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.