O ESTUDANTE DE CAMADAS POPULARES NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: PERMANÊNCIA GARANTIDA?

Autores

  • Lucinea de Souza Pereira Universidade Federal de Ouro Preto- UFOP

Resumo

Este artigo apresentará um breve debate acerca das ações afirmativas na educação e os mecanismos de acesso e permanência do estudante na universidade, dando-se ênfase nas ações de assistência estudantil em relação às demandas do novo público universitário ingressante. Considerando a expansão do Ensino Superior no Brasil, especialmente após a década de 1990, verifica-se a maior inclusão e diversidade do público estudantil mediante o ingresso de estudantes negros, pardos, indígenas e pertencentes às minorias sociais que historicamente estiveram à margem dessa modalidade de ensino (MAYORGA; SOUZA, 2012). Outra temática que será abordada é a inclusão das camadas populares no Ensino Superior através de reservas de vagas para estudantes pretos, pardos ou indígenas que tenham cursado o Ensino Médio integralmente em escola pública e/ou possuam renda familiar per capita bruta mensal de até 1,5 salários mínimos (Lei Federal nº. 1.711/2012). Palavras-chave: Expansão do Ensino Superior; Estudante Universitário de Camadas Populares; Ações Afirmativas.

Biografia do Autor

Lucinea de Souza Pereira, Universidade Federal de Ouro Preto- UFOP

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Possui graduação em Serviço Social pelo Centro de Ensino Superior (2007) , Vínculo Institucional- Efetivo- Técnico em Assuntos Educacionais-TAEUniversidade Federal de Ouro Preto- UFOP.

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Publicado

31-07-2019

Edição

Seção

Artigos