O IMPOSSÍVEL NA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO: A LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL EM INTERFACE COM A PRÁTICA EDUCATIVA
Resumo
O objetivo deste artigo reside em evidenciar a base teórica que fundamenta a gestão democrática da educação. O método utilizado para pesquisar essa temática foi o referencial da Filosofia da Educação que serviu de eixo para analisar a junção entre a prática educativa e a legislação educacional. Para tanto, procedeu-se a uma revisão bibliográfica que fundamenta a referida análise e os resultados indicam que os diversos problemas na gestão democrática da educação no campo da administração escolar constituem um reflexo do modo como a política educacional se realiza no campo escolar. Conclui-se que, ao se pensar o processo gestão democrática da educação, deveria encontrar-se elementos que possam romper com a concepção da competência técnica e neutra.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.