O IMPOSSÍVEL NA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO: A LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL EM INTERFACE COM A PRÁTICA EDUCATIVA

Autores

Resumo

O objetivo deste artigo reside em evidenciar a base teórica que fundamenta a gestão democrática da educação. O método utilizado para pesquisar essa temática foi o referencial da Filosofia da Educação que serviu de eixo para analisar a junção entre a prática educativa e a legislação educacional. Para tanto, procedeu-se a uma revisão bibliográfica que fundamenta a referida análise e os resultados indicam que os diversos problemas na gestão democrática da educação no campo da administração escolar constituem um reflexo do modo como a política educacional se realiza no campo escolar. Conclui-se que, ao se pensar o processo gestão democrática da educação, deveria encontrar-se elementos que possam romper com a concepção da competência técnica e neutra.

Biografia do Autor

Rogério Rodrigues, Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp (1987), mestrado em Educação pela Faculdade de Educação - Unicamp (1997) e doutorado em Educação - Unicamp (2004). Realizou pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FE (USP), Brasil (2016-2017)

Downloads

Publicado

31-07-2019

Edição

Seção

Artigos