¿METODOLOGÍA DE INVESTIGACIÓN EN LA ESCUELA O CON LA ESCUELA BRASILEÑA? UNA PREGUNTA EPISTEMOLÓGICA

Autores

Resumo

Resumo: Esta pesquisa foi realizada com vinte e quatro professores de dez escolas vinculadas à Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ). A definição foi dada pela importância dessa rede no contexto educacional brasileiro. A pesquisa trata das formas pelas quais as propostas de pesquisa chegaram às escolas do Rio de Janeiro: na maioria das vezes sem a discussão ou participação dos professores na escolha da pesquisa que será realizada em suas salas de aula. A partir de entrevistas com as vinte e quatro professores, concluimos que ouvir as vozes da escola nos permite viver uma ação investigativa entre escola e universidade mais respeitosa e frutífera. Palavras-chave: Pesquisa com professores. Escola básica. Entrevistas.

Biografia do Autor

Jacqueline de Fatima dos Santos Morais, UERJ

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense, Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-doutorado na Universidad Pedagoigica Nacional no México. É professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando na Faculdade de Formação de Professores. É pesquisadora do "Núcleo de Pesquisa e Extensão Vozes da Educação História e Memória das Escolas de São Gonçalo". Até 2013 foi docente do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp/UERJ). Coordena o Grupo de Pesquisa “Alfabetização, Leitura e Escrita”. É Procientista da UERJ.

Downloads

Publicado

25-09-2019

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)