PESQUISANDO CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO COTIDIANO ESCOLAR
Resumo
Nosso artigo busca discutir algumas situações de pesquisa vividas no cotidiano em duas escolas públicas do Rio de Janeiro. Tomamos por base diálogos produzidos não pelos sujeitos que, historicamente, vem ocupando a centralidade nas pesquisas quando se trata de discutir áreas de conhecimento que atravessam a vida escolar. Buscamos as falas de uma parcela da comunidade escolar cuja presença e voz tem sido historicamente silenciada, desqualificada nas pesquisas acadêmicas. Durante a pesquisa nos perguntávamos: o que dizem e pensam a respeito da Educação Física os sujeitos escolares? As falas ouvidas no cotidiano nos levaram a discussão de questões ligadas, dentre outras, a identidade dos professores de Educação Física. Este trabalho pretende, portanto, socializar parte das discussões tecidas durante a pesquisa.Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.