PESQUISANDO CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO COTIDIANO ESCOLAR

Autores

  • Jacqueline de Fatima dos Santos Morais UERJ
  • Renato Poubel de Sousa Assumpção UERJ

Resumo

Nosso artigo busca discutir algumas situações de pesquisa vividas no cotidiano em duas escolas públicas do Rio de Janeiro. Tomamos por base diálogos produzidos não pelos sujeitos que, historicamente, vem ocupando a centralidade nas pesquisas quando se trata de discutir áreas de conhecimento que atravessam a vida escolar. Buscamos as falas de uma parcela da comunidade escolar cuja presença e voz tem sido historicamente silenciada, desqualificada nas pesquisas acadêmicas. Durante a pesquisa nos perguntávamos: o que dizem e pensam a respeito da Educação Física os sujeitos escolares? As falas ouvidas no cotidiano nos levaram a discussão de questões ligadas, dentre outras, a identidade dos professores de Educação Física. Este trabalho pretende, portanto, socializar parte das discussões tecidas durante a pesquisa.

Biografia do Autor

Jacqueline de Fatima dos Santos Morais, UERJ

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense, Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando na graduação e na Pós-graduação da Faculdade de Formação de Professores e no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira CAp/UERJ. É líder do Grupo de Pesquisa "Formação em diálogo: narrativas de professoras, currículos e culturas". É pesquisadora do "Núcleo de Pesquisa e Extensão Vozes da Educação História e Memória das Escolas de São Gonçalo".

Renato Poubel de Sousa Assumpção, UERJ

MESTRANDO EM EDUCAÇÃO pela UERJ/FFP, possui graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA PLENA pela Universidade Salgado de Oliveira (2005), graduação em PEDAGOGIA pela UERJ/FFP (2010) e especialização em FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO--AVALIAÇÃO MORFO-FUNCIONAL pela Universidade Gama Filho (2007). Atualmente é PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA do COLÉGIO ESTADUAL VISCONDE DE ITABORAÍ (RJ, Itaboraí), PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA da ESCOLA MUNICIPAL MARGARIDA ROSA MARQUES GALVÃO (RJ, São Gonçalo).

Publicado

28-05-2012

Edição

Seção

Artigos