COORDENAÇÃO DE VIVÊNCIA COM ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA ATRAVÉS DO TEXTO LITERÁRIO “A MOÇA TECELÔ

Autores

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar como a imersão de estudantes de Pedagogia nas tramas da narrativa do texto literário “A Moça Tecelã” contribui para perceber sentidos discursivos em torno de práticas educativas que perpassam práticas pedagógicas no contexto do trabalho docente. A imersão no texto literário de Marina Colassanti (1985), “A Moça Tecelã”, foi realizada através da proposta de uma vivência articulada em três etapas que atenderam aos eixos de: sensibilização, vivência principal, e avaliação. A experiência vivenciada com os/as estudantes do curso de Pedagogia admitiu uma proposta de imersão literária, de criação de leituras, e de assunção de linguagens que contornam sentidos de habitação nas e pelas relações sociais, ao mesmo tempo em que também promoveu sentidos em torno do trabalho pedagógico quando no processo de formação de professores/as, já que no momento em que se colocam no lugar do outro, olhando para si mesmo através do olhar do outro, assumindo uma condição horizontal, os/as estudantes se aproximam de tempos de porvir, admitindo uma experiência que foi declarada dentro dos limites da composição de linguagem em compartilhamento.

Downloads

Publicado

31-07-2019

Edição

Seção

Relatos de Experiências