ENSINO RELIGIOSO NO ESTADO LAICO?
Resumo
Este projeto de conclusão de curso visou expor as fragilidades da isonomia no ensino religioso na educação pública no Estado laico, em consonância com os interesses políticos a cerca dessa abordagem, e considerando que há uma supremacia de valores católicos marcantes na sociedade atual, que perpassam a organização educacional e política. Posto isto, o âmbito educacional sofre reflexos dessa construção social e cultural quando a comunidade se apropria de discursos religiosos que interferem no processo formativo e guia os conteúdos em função de suas crenças e convicções. Visto que mesmo com a desconstrução de alguns valores religiosos, é evidente que o cenário contemporâneo ainda sofra influências das religiões com base no cristianismo – especialmente a Igreja católica - em vertentes sociais, políticas e educacionais, dada a intensa disputa por espaço e poder entre Igreja e Estado ao longo da História do Brasil. Em virtude da carência de produções científicas que abordem atualmente essa temática de forma transparente, e em face do desequilíbrio religioso gerado pelo do processo político histórico do Brasil em que uma disciplina que tem sua obrigatoriedade garantida pela Constituição e apresenta-se como facultativa, engendrou-se a investigação filosófico-histórica das obras das referências bibliográficas que versam direta ou indiretamente sobre as influências da Igreja Católica no Brasil e seus reflexos da religião na educação, com foco em concepções de diversos autores da área. Desta maneira, considerando a história do Brasil, seria o ensino religioso uma disciplina com a tentativa de mais uma vez a religião ocupar espaços de poder? Conclui-se por meio desta pesquisa, que as instituições religiosas ainda buscam aproximar-se dos espaços de poder e que envolvam a formação do sujeito, influenciando para se promover e se beneficiar desta participação em um Estado que não é, devido a isto, em sua totalidade Laico. PALAVRAS CHAVE: Ensino religioso, educação, Estado laico.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.