ENSINO RELIGIOSO NO ESTADO LAICO?

Autores

  • Guilherme Iossi Cesarini Graduação completa em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Resumo

Este projeto de conclusão de curso visou expor as fragilidades da isonomia no ensino religioso na educação pública no Estado laico, em consonância com os interesses políticos a cerca dessa abordagem, e considerando que há uma supremacia de valores católicos marcantes na sociedade atual, que perpassam a organização educacional e política. Posto isto, o âmbito educacional sofre reflexos dessa construção social e cultural quando a comunidade se apropria de discursos religiosos que interferem no processo formativo e guia os conteúdos em função de suas crenças e convicções. Visto que mesmo com a desconstrução de alguns valores religiosos, é evidente que o cenário contemporâneo ainda sofra influências das religiões com base no cristianismo – especialmente a Igreja católica - em vertentes sociais, políticas e educacionais, dada a intensa disputa por espaço e poder entre Igreja e Estado ao longo da História do Brasil. Em virtude da carência de produções científicas que abordem atualmente essa temática de forma transparente, e em face do desequilíbrio religioso gerado pelo do processo político histórico do Brasil em que uma disciplina que tem sua obrigatoriedade garantida pela Constituição e apresenta-se como facultativa, engendrou-se a investigação filosófico-histórica das obras das referências bibliográficas que versam direta ou indiretamente sobre as influências da Igreja Católica no Brasil e seus reflexos da religião na educação, com foco em concepções de diversos autores da área. Desta maneira, considerando a história do Brasil, seria o ensino religioso uma disciplina com a tentativa de mais uma vez a religião ocupar espaços de poder? Conclui-se por meio desta pesquisa, que as instituições religiosas ainda buscam aproximar-se dos espaços de poder e que envolvam a formação do sujeito, influenciando para se promover e se beneficiar desta participação em um Estado que não é, devido a isto, em sua totalidade Laico. PALAVRAS CHAVE: Ensino religioso, educação, Estado laico.

Biografia do Autor

Guilherme Iossi Cesarini, Graduação completa em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Formado em Pedagogia, pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, no ano de 2018. Linha de pesquisa, Teoria Crítica e Subjetividade.

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Publicado

31-07-2019

Edição

Seção

Resumos de Trabalhos de Conclusão de Curso (Descontinuado)