DIREITOS E DEVERES NA RELAÇÃO ENTRE GESTÃO ESCOLAR E FAMÍLIA: O CASO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Talita Vitória Cordasso Santoro Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Jéssica Bogni Soares Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Victória Fonseca Pratalli Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Resumo

Com base na coleta de dados obtida nas inserções supervisionadas no Estágio em Administração Educacional na Educação Infantil, este artigo objetiva investigar e discutir a relação escola e família em instituições de educação infantil, sobretudo, no âmbito dos direitos e deveres que compete a cada instância. Observou-se que com a mudança da ordem familiar e a inserção das crianças pequenas em escolas, a troca de responsabilidades entre os dois contextos se tornou imprescindível para a efetivação de um espaço escolar democrático e participativo, principalmente, quando o educando é reconhecido como o principal beneficiado nesse compartilhamento. Para tanto, ao vivenciar uma realidade escolar em que essa relação se encontra fortalecida, entendemos a importância de difundir nossas experiências e de refletir como é possível fazer da escola um lugar de todos e para todos.

Biografia do Autor

Talita Vitória Cordasso Santoro, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos e participante do grupo de estudos LabCriarte do Departamento de Educação.

Jéssica Bogni Soares, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Victória Fonseca Pratalli, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

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Publicado

06-12-2019