O CURRÍCULO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO CONTÍNUA
Resumo
Este artigo, de caráter bibliográfico e abordagem qualitativa, tem por objetivo trazer uma reflexão sobre o Currículo para o Ensino de Ciências como possibilidade para a Formação Contínua. O estudo é oriundo da disciplina Concepções e Diretrizes Curriculares nas Ciências do Mestrado em Educação e Ensino Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas/UEA, cursada em outubro de 2018. Nele, discorremos sobre a abordagem histórica do Currículo em seus processos de construção e desconstrução, buscando repensar o Currículo no Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com foco na Formação Contínua, o que, enquanto docentes, representa olharmos a nossa prática pedagógica como possibilidades de desenvolvimento para a formação docente. Os resultados de nossos estudos nos indicam que, ao tornarmos a prática um elemento importante de nossa formação, vamos ampliando a capacidade reflexiva sobre o nosso fazer pedagógico, criando, assim, elementos para a construção de um Currículo crítico.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.