O CURRÍCULO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO CONTÍNUA

Autores

Resumo

Este artigo, de caráter bibliográfico e abordagem qualitativa, tem por objetivo trazer uma reflexão sobre o Currículo para o Ensino de Ciências como possibilidade para a Formação Contínua. O estudo é oriundo da disciplina Concepções e Diretrizes Curriculares nas Ciências do Mestrado em Educação e Ensino Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas/UEA, cursada em outubro de 2018. Nele, discorremos sobre a abordagem histórica do Currículo em seus processos de construção e desconstrução, buscando repensar o Currículo no Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com foco na Formação Contínua, o que, enquanto docentes, representa olharmos a nossa prática pedagógica como possibilidades de desenvolvimento para a formação docente. Os resultados de nossos estudos nos indicam que, ao tornarmos a prática um elemento importante de nossa formação, vamos ampliando a capacidade reflexiva sobre o nosso fazer pedagógico, criando, assim, elementos para a construção de um Currículo crítico.

Biografia do Autor

MÁRCIA CRISTINA BORGES BARNABÉ, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

Mestranda em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia/UEA (2018). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2001) gestora na Escola Municipal Professora Noêmia Santana do Nascimento da Costa, zona oeste de Manaus -SEMED onde possui vínculo efetivo como professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental desde 2005 e Pedagoga do Ensino Fundamental desde 2011.

LUCINETE GADELHA DA COSTA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

Professora Doutora adjunta da Universidade do Estado do Amazonas- UEA, vinculada ao curso de Pedagogia e Programa de Pós-graduação em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia. Atua e desenvolve estudos sobre Formação de Professores, Gestão educacional, Currículo, Educação Popular e Educação do Campo. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores para a Educação em Ciências na Amazônia (GEPEC/UEA)

Downloads

Publicado

06-12-2019