COMO ATUALIZAR AS AULAS DE ARTES VISUAIS: UM RELATO COM TURMAS DE SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

Resumo

A experiência relatada ocorreu durante aulas de Arte numa escola particular de São Paulo, com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental – idades entre 13 e 14 anos. 1) Introdução: compara-se as atividades docentes realizadas nos anos de 2017 e 2019, contrastando-as. Em ambos os casos, o foco do segundo bimestre do respectivo ano foi um projeto com fotografia, com os alunos usando o seu próprio aparelho celular ou tablet. 2) Bases teóricas: faz-se citações a autores do campo da educação, como Morin; do ensino de arte, como Albano, Barbosa e Porcher; e do campo da fotografia, como Gisi. A escolha da fotografia se dá pela sua atual facilidade – encontrada em todos os smart devices do público-alvo. 3) Relato de experiência: depois de dificuldades em relação à entrega de atividades por parte dos alunos a pesquisadora-professora decidiu usar uma rede social como parte integral do trabalho. 4) Considerações finais: se a literatura sobre educação enfatiza que o trabalho do professor envolve contextualizar o conteúdo escolar dentro da realidade do aluno, o docente deve se preocupar em entender como de fato o seu educando lida com assuntos contemporâneos como a tecnologia, a internet e as redes sociais.

Biografia do Autor

Luisa Ferreira Gusi, USP, UFPR.

Professora na educação básica há dez anos.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

06-12-2019