COMO ATUALIZAR AS AULAS DE ARTES VISUAIS: UM RELATO COM TURMAS DE SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
A experiência relatada ocorreu durante aulas de Arte numa escola particular de São Paulo, com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental – idades entre 13 e 14 anos. 1) Introdução: compara-se as atividades docentes realizadas nos anos de 2017 e 2019, contrastando-as. Em ambos os casos, o foco do segundo bimestre do respectivo ano foi um projeto com fotografia, com os alunos usando o seu próprio aparelho celular ou tablet. 2) Bases teóricas: faz-se citações a autores do campo da educação, como Morin; do ensino de arte, como Albano, Barbosa e Porcher; e do campo da fotografia, como Gisi. A escolha da fotografia se dá pela sua atual facilidade – encontrada em todos os smart devices do público-alvo. 3) Relato de experiência: depois de dificuldades em relação à entrega de atividades por parte dos alunos a pesquisadora-professora decidiu usar uma rede social como parte integral do trabalho. 4) Considerações finais: se a literatura sobre educação enfatiza que o trabalho do professor envolve contextualizar o conteúdo escolar dentro da realidade do aluno, o docente deve se preocupar em entender como de fato o seu educando lida com assuntos contemporâneos como a tecnologia, a internet e as redes sociais.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.