A APROPRIAÇÃO DOS ESPAÇOS DO CENTRO EDUCACIONAL UNIFICADO (CEU) BUTANTÃ PELAS CRIANÇAS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL (CEI) BUTANTÃ, NA CIDADE DE SÃO PAULO, SP, BRASIL
Resumo
Este artigo tem como objetivo central mostrar como as crianças de 0 a três anos e onze meses de idade, se apropriam dos diferentes e múltiplos espaços arquitetônicos do complexo educacional, esportivo e cultural por meio de experiências e do brincar. Enquanto brincam, descobrem e se apropriam do mundo que as rodeia, percebem como acontecem as relações sociais e também ampliam sua capacidade criadora. As brincadeiras espontâneas, individuais ou coletivas, e os jogos dirigidos estão presentes no cotidiano da escola, ajudando as crianças a lidarem com diversos sentimentos, comunicarem-se consigo e com os outros. O trabalho dos professores visa planejar, criar estratégias e condições para que as crianças se sintam instigadas a aprender de modo significativo e em situações nas quais possam desempenhar um papel ativo, desenvolvendo competências e habilidades necessárias para os anos posteriores de sua vida.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.