FRACASSO ESCOLAR VERSUS SUCESSO PRESUMIDO: CLASSIFICAÇÃO, MEDICALIZAÇÃO E PATOLOGIZAÇÃO

Autores

  • Marcos da Silva Pacheco Universidade Federal do Espírito Santo
  • Thamiris Monteiro Moreno Universidade Federal do Espírito Santo
  • Paula Mello Pacheco Universidade de São Paulo

Resumo

A educação pública brasileira tem o desafio de lidar com a diversidade populacional de um país enorme e diverso. Uma forma de controle são as avaliações nacionais, que acabam por ter um efeito de classificação e individualização dos problemas e dos sucessos das escolas. É comum conceber a escola como algo natural, esquecendo que esta não passa de uma construção, e problemas nesse sistema tendem a ser individualizados na escola, no aluno, e no professor, produzindo práticas de exclusão e classificação. Neste trabalho analisamos a produção do fracasso escolar numa escola avaliada como de qualidade. Acompanhamos uma aluna classificada como fraca, condenada por um laudo médico: epilética, ansiosa e portadora de déficit de atenção, eximindo assim a escola de qualquer responsabilidade.

Biografia do Autor

Marcos da Silva Pacheco, Universidade Federal do Espírito Santo

Departamento de Morfologia - Universidade Federal do Espírito Santo

Thamiris Monteiro Moreno, Universidade Federal do Espírito Santo

Departamento de Psicologia

Paula Mello Pacheco, Universidade de São Paulo

Programa de pós-graduação em Ciências da Reabilitação - USP

Downloads

Publicado

02-12-2020