FRACASSO ESCOLAR VERSUS SUCESSO PRESUMIDO: CLASSIFICAÇÃO, MEDICALIZAÇÃO E PATOLOGIZAÇÃO
Resumo
A educação pública brasileira tem o desafio de lidar com a diversidade populacional de um país enorme e diverso. Uma forma de controle são as avaliações nacionais, que acabam por ter um efeito de classificação e individualização dos problemas e dos sucessos das escolas. É comum conceber a escola como algo natural, esquecendo que esta não passa de uma construção, e problemas nesse sistema tendem a ser individualizados na escola, no aluno, e no professor, produzindo práticas de exclusão e classificação. Neste trabalho analisamos a produção do fracasso escolar numa escola avaliada como de qualidade. Acompanhamos uma aluna classificada como fraca, condenada por um laudo médico: epilética, ansiosa e portadora de déficit de atenção, eximindo assim a escola de qualquer responsabilidade.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.