OS DESAFIOS DA DIREÇÃO ESCOLAR NA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA
Resumo
O presente artigo objetivou analisar como se configura as ações administrativas do diretor de educação básica. Para dar embasamento à prática gestora, refletimos sobre o papel do diretor escolar derivado do senso comum, em que este é considerado o componente mais importante na administração escolar, cabendo a ele coordenar e controlar o trabalho dos membros e funcionários dentro da escola, estimulá-los para alcançar os objetivos estabelecidos, além de adverti-los, objetivando a eficiência dos resultados. No interior deste modelo, identificamos como recorrente a administração empresarial ligada à lógica mercadológica, antagônica às especificidades da educação. Em contraponto, respaldados nos dispositivos legais, corroboramos com o pressuposto de que para que haja uma gestão de qualidade nas instituições educacionais deve-se haver um esforço coletivo para o alcance dos objetivos, mediante uma gestão realizada por meios coletivos e democráticos. Para fins investigativos, analisamos as funções de uma diretora dentro de uma instituição de educação infantil e seu papel na implementação de uma gestão democrática no âmbito da prática. Este artigo apresenta subsídios teóricos para se discutir como deve ser realizada uma gestão que corresponda à singularidade do trabalho escolar e a especificidade do processo pedagógico, contrária a uma administração que ignore as particularidades da educaçãoDownloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.