A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO NA GESTÃO: A FUNÇÃO DO DIRETOR ESCOLAR
Resumo
O presente artigo trata da importância do processo de planejamento em âmbito educacional, especialmente dentro da gestão escolar e traz algumas de suas características essenciais e desdobramentos, como o esclarecimento dos modelos de gestão, reflexões sobre a atuação do diretor no que diz respeito a como ela acontece e no que se acarreta, entre outros. A partir das leituras realizadas acerca de obras de alguns autores, como Libâneo, Riscal e Lück, teve-se como objetivos pontuar a importância do planejamento escolar e destacar suas principais características; explicitar os diferentes modelos de gestão; discutir as funções atribuídas aos profissionais da educação e suas atuações, como o diretor; articular o planejamento escolar com a gestão escolar, dentro de uma perspectiva de gestão democrático-participativa; discorrer sobre cultura organizacional. Sobre a metodologia, trabalhou-se com base em levantamento bibliográfico para revisão da literatura.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.