EQUIPE GESTORA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: PRIMEIROS PASSOS

Autores

  • Valcenir Aparecido Beltrami UFSCAR
  • Gustavo Luis de Moraes Cavalcante UFSCAR
  • Ana Laura Ferreira de Souza UFSCAR

Resumo

O presente estudo teve por objetivo identificar, compreender e analisar o processo inclusivo brasileiro a partir de documentos legais, bem como apresentar 12 ações a serem praticadas pela equipe gestora quando se depara com a matrícula de alunos público-alvo da educação especial inseridos na escola regular. O trabalho consistiu em uma revisão bibliográfica, dividiu-se em três principais tópicos, sendo eles: 1) a educação especial no Brasil; 2) inclusão escolar e; 3) a legislação da educação especial. Durante o artigo foram trabalhadas diferentes perspectivas acerca da temática central, a partir de especialistas da área estudada. Diante disto, propôs-se sugestões e orientações para a equipe gestora, de modo que o processo inclusivo inicial, o acolhimento, bem como o desenvolvimento de alunos público-alvo da educação especial se efetive em sua escola.

Biografia do Autor

Valcenir Aparecido Beltrami, UFSCAR

Graduado em Bacharelado em Administração de Empresas pela ASSER; Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela FESC; Especialista em Saúde Pública pela Universidade Federal de São Carlos/UFSCar; Graduando em Licenciatura em Pedagogia pela UFSCar

Gustavo Luis de Moraes Cavalcante, UFSCAR

Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Filosofia pela UFSCar; Graduando em Licenciatura em Pedagogia pela UFSCar

Ana Laura Ferreira de Souza, UFSCAR

Graduada em Imagem e Som pela UFSCar; Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela UFSCar

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Publicado

03-04-2020