O CÍRCULO DE PAZ COMO INSTRUMENTO DE REFLEXÃO DE PROFESSORES NA TEMÁTICA DIVERSIDADE E INCLUSÃO
Resumo
O presente trabalho relata a experiência do Círculo de Paz realizado em um dos módulos de formação continuada de professores de matemática. A atividade ocorreu no município de Foz do Iguaçu- PR, no ano de 2017. O curso foi ofertado pela Pró-reitoria de extensão de uma universidade pública federal e teve como objetivo promover a reflexão a partir de uma perspectiva sociocultural, sobre a inclusão em sala de aula. A técnica utilizada foi a do Círculo de Paz, uma das ferramentas da Justiça Restaurativa, a qual é norteada por valores universais como participação, diálogo, igualdade, justiça social e respeito à diversidade. O encontro resultou em um partilhar de experiências e na reflexão sobre as possibilidades de inclusão em meio às barreiras arquitetônicas, atitudinais e estruturais mencionadas pelos professores participantes.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.