O CÍRCULO DE PAZ COMO INSTRUMENTO DE REFLEXÃO DE PROFESSORES NA TEMÁTICA DIVERSIDADE E INCLUSÃO

Autores

Resumo

O presente trabalho relata a experiência do Círculo de Paz realizado em um dos módulos de formação continuada de professores de matemática. A atividade ocorreu no município de Foz do Iguaçu- PR, no ano de 2017. O curso foi ofertado pela Pró-reitoria de extensão de uma universidade pública federal e teve como objetivo promover a reflexão a partir de uma perspectiva sociocultural, sobre a inclusão em sala de aula. A técnica utilizada foi a do Círculo de Paz, uma das ferramentas da Justiça Restaurativa, a qual é norteada por valores universais como participação, diálogo, igualdade, justiça social e respeito à diversidade. O encontro resultou em um partilhar de experiências e na reflexão sobre as possibilidades de inclusão em meio às barreiras arquitetônicas, atitudinais e estruturais mencionadas pelos professores participantes.

Biografia do Autor

Helen Jane Passeri, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Ensino - PPGEn da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Psicóloga, Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas. Servidora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA. Integra a equipe multiprofissional do Núcleo de Apoio a Acessibilidade e Inclusão.

Downloads

Publicado

02-12-2020