PROFESSORES-CONTADORES: A Contação de histórias como ferramenta metodológica para a leitura e a escrita.
Resumo
A discussão sobre como melhorar a prática pedagógica brasileira é algo em constante debate e análise nos âmbitos educacionais. A contação de histórias no ambiente escolar é um momento único entre o leitor em formação e o texto, sendo ainda uma atividade que promove a integração entre o momento da leitura e o da produção textual, capaz de estimular o imaginário e emoções da criança. Em busca de contribuir na mediação dos educandos à prática de leitura e escrita foi ofertada uma oficina pedagógica sobre contação de histórias, tendo como objetivo analisar as modificações que a oficina poderia trazer à prática metodológica dos professores da instituição pesquisada. O estudo teve como enfoque metodológico a pesquisa-ação selecionando como instrumento de obtenção de dados questionários respondidos pelos professores após três meses da realização da oficina. Foi observada uma postura reflexiva desses professores em relação às suas práticas educativas em sala de aula e após a inserção deste recurso pedagógico em suas salas de aula, os docentes perceberam a mudança positiva no comportamento de seus alunos diante da leitura e escrita assim surgindo inúmeros caminhos para conduzir o leitor em formação à literatura de forma espontânea e atrativa com grande aceitação e satisfação.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.