A ESCRITA ESPONTÂNEA DE CRIANÇAS A PARTIR DA PERSPECTIVA PSICOGENÉTICA
Resumo
O presente estudo objetivou analisar a escrita espontânea de crianças da Educação Infantil à luz da perspectiva psicogenética de Emília Ferreiro. Para isso, investigou-se as hipóteses de escrita de quatro crianças de uma turma de Nível IV, com idades entre quatro e cinco anos, de uma escola pública localizada no município de Caicó-RN. Diante disso, destaca-se o percurso histórico da língua escrita e o caminho metodológico que envolveu a pesquisa exploratória com a utilização de ferramentas de cunho qualitativo, tais como a entrevista e alguns materiais, como: cartões, lápis e papel. De modo geral, a pesquisa pauta-se na ideia de que a compreensão dos níveis e períodos que compõem a conceitualização da escrita tem grande importância para a mediação do processo de evolução da escrita por parte dos educandos.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.