A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA COMO POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA DE APRENDIZAGEM EMANCIPATÓRIA

Autores

  • Michel Gustavo de Almeida Silva Universidade Metodista de São Paulo
  • Vitor Machado UNESP.

Resumo

O enfoque desse artigo é a educação formal e escolar, a qual é pautada no conhecimento científico e saber sistematizado e ofertada pelo Estado em um espaço social: a escola. Tendo isso como premissa, esse não tem como pretensão realizar um estudo aprofundado sobre a história da educação e visa refletir sobre a importância do papel da educação sistematizada na sociedade capitalista. Para tal apresenta uma discussão panorâmica sobre o papel da educação e da escola ao longo da história, a partir de pesquisa qualitativa, bem como apresenta argumentos sobre a educação na modernidade, por meio de três autores ( Émile Durkheim e Louis Althusser e Demerval Saviani), onde os dois primeiros apresentam teses que atribuem um papel ideológico à educação formal, portanto de reprodução das relações sociais capitalistas vigentes, enquanto o terceiro apresenta uma possibilidade pedagógica que visa à emancipação social; a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). A presente pesquisa resultou na compreensão de que o método (PHC) é um caminho teórico que auxilia o professor à análise crítica da sua prática pedagógica escolar e a proposição de aprendizagem emancipatória dos conteúdos escolares e a contribuição com a formação dos alunos.

Biografia do Autor

Michel Gustavo de Almeida Silva, Universidade Metodista de São Paulo

Professor Peb II Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

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Publicado

13-12-2021