ENSINO REMOTO NO ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS DE COVID-19: NARRATIVAS DA EXPERIÊNCIA

Autores

  • Ana Maura Tavares dos Anjos Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Faculdade do Maciço de Baturité - FMB

Resumo

Nosso trabalho, de natureza qualitativa, traz um relato autobiográfico de experiência na docência do ensino superior em uma Instituição Privada localizada no maciço de Baturité para o corpus de análise da investigação científica. Com o objetivo dialogar sobre o ensino remoto utilizado para a garantia da educação no Ensino Superior em tempos de isolamento social, o estudo está situado no âmbito da Pesquisa (auto)biográfica em educação e tem a narrativa autobiográfica como método de investigação. O estudo revela que o ensino remoto não é uma situação ideal na relação de ensino e de aprendizagem porém, face aos fatores determinantes que inviabilizam a relação de aulas presenciais no período de pandemia de COVID-19, o ensino remoto de apresentou como terreno profícuo para a garantia do vínculo, do ensino e da aprendizagem.

Biografia do Autor

Ana Maura Tavares dos Anjos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Faculdade do Maciço de Baturité - FMB

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará e em Psicologia pela Faculdade Católica Rainha do Sertão; Especializações em psicopedagogia clínica e institucional e em gestão escolar. Mestre em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Atualmente é doutoranda em Educação pelo Programa de Pós_Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É professora de Educação Básica da rede municipal de ensino de Itapiúna. Leciona nos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Pós-Graduação Latu-senso da Faculdade do Maciço de Baturité, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento infantil, Formação de professores, Educação especial na perspectiva inclusiva, alfabetização, brincar, educação infantil, proposta curricular e literatura infantil. Autora de obras literárias da Coleção Prosa e Poesia do Programa Alfabetização na Idade Certa do Governo do Estado do Ceará e da coleção De casa para a escola, do projeto Semeando valores na escola e na família das Edições IPDH.

Downloads

Publicado

02-12-2020