LEVANTAMENTO DA PERCEPÇÃO DOS DIRETORES (AS) DAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO QUANTO AO FENÔMENO DO ABANDONO ESCOLAR
Resumo
O abandono escolar está intimamente relacionado ao comportamento do aluno evadir-se antes do término do ano letivo onde estava matriculado. O conceito “abandono” foi escolhido devido à complexidade de fatores que levam o aluno a evadir-se da escola, para Steinbach e Pelissari (2012) evasão remete-se a um “ato solitário”, em contrapartida o termo “abandono” está relacionado a um ato conjunto, envolvendo motivos externos para seu afastamento. A pauta é direcionada aos fatores que levam ao abandono do aluno, sejam elas: professores, gestão escolar, família ou fatores externos (a sociedade). Na instituição de ensino, o diretor exerce a função de mediar conflitos e criar estratégias para que o estudante permaneça no banco escolar. Atualmente, utiliza-se a proposta nacional, que visa trabalhar com o aluno a tríade: escola, família e aluno. Com isso pergunta-se qual a percepção dos diretores das escolas de ensino médio acerca do fenômeno do abandono? Objetivando levantar quais os motivos que levam os alunos abandonarem a escola? Quais as estratégias que poderiam fortalecer a permanência ou diminuir o abandono? Tratou-se de uma pesquisa de natureza básica. Em relação à metodologia utilizada a pesquisa se configurou como mista. A amostra contou com 3 diretores das escolas públicas estaduais de um município do planalto norte catarinense. Foi levantado que os motivos para o abandono escolar são desinteresse, casamento, filhos, falta de apoio familiar e que as estratégias utilizadas são palestras motivacionais, conscientização e visitas domiciliares.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.