AÇÕES DA GESTÃO ESCOLAR PARA A PREVENÇÃO DAS VIOLÊNCIAS NO ÂMBITO ESCOLAR: UM RELATO DO PROJETO "PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA"
Resumo
O presente trabalho teve por objetivo abordar a violência na/da/à escola como uma problemática social e apresentar possíveis caminhos a percorrer para trabalhar essa questão nas instituições escolares, apresentando como exemplo o relato de uma ação da gestão escolar, através da implementação de um projeto de prevenção à violência realizado no primeiro bimestre de 2019, em uma Escola Municipal de Educação Básica do Município de São Carlos. Com fins de coletar as informações sobre o projeto, em dezembro de 2019 realizou-se uma entrevista com a diretora da unidade escolar, incluindo-se as contribuições da assessora pedagógica e o coordenador pedagógico. O texto está organizado nos seguintes tópicos: a) apresentação das tipologias de violência escolar, segundo Charlot (2002); b) breve discussão sobre possíveis ações de intervenção da gestão escolar; c) breve descrição da unidade escolar tomada como objeto; d) síntese da entrevista realizada com a gestora da unidade; e) relato do projeto de prevenção às violências; e) considerações finais.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.