O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO: REFLEXÕES SOBRE A AÇÃO DO SUJEITO

Autores

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre de como se dá o processo de construção do conhecimento científico, a partir das discussões realizadas durante a disciplina “Epistemologia e Pesquisa em Educação”, ministrada no segundo semestre de 2019. O texto se estrutura em três tópicos: a) o papel do sujeito na construção do conhecimento científico; b) reflexões sobre a verdade na construção da ciência, e c) a ciência na era do pós-verdade. Para subsidiar as discussões, alguns conceitos (epistemologia, conhecimento e verdade) e autores chave - Castanõn (2007); Fourez (1995), Foucault (2000), Kant (1985), Nietzsche (1999) e Santos (2007) – foram objetos de reflexões. No que tange as considerações obtidas, pressupõe-se que a construção do conhecimento científico é permeada por processos individuais (por meio da cognição) e coletivos (mediante as interações). Já em relação ao conceito de verdade, observa-se que o mesmo foi objeto de incorporações e rupturas, no decorrer do desenvolvimento científico.

Downloads

Publicado

09-08-2021