O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO: REFLEXÕES SOBRE A AÇÃO DO SUJEITO
Resumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre de como se dá o processo de construção do conhecimento científico, a partir das discussões realizadas durante a disciplina “Epistemologia e Pesquisa em Educação”, ministrada no segundo semestre de 2019. O texto se estrutura em três tópicos: a) o papel do sujeito na construção do conhecimento científico; b) reflexões sobre a verdade na construção da ciência, e c) a ciência na era do pós-verdade. Para subsidiar as discussões, alguns conceitos (epistemologia, conhecimento e verdade) e autores chave - Castanõn (2007); Fourez (1995), Foucault (2000), Kant (1985), Nietzsche (1999) e Santos (2007) – foram objetos de reflexões. No que tange as considerações obtidas, pressupõe-se que a construção do conhecimento científico é permeada por processos individuais (por meio da cognição) e coletivos (mediante as interações). Já em relação ao conceito de verdade, observa-se que o mesmo foi objeto de incorporações e rupturas, no decorrer do desenvolvimento científico.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.