MODELOS FORMATIVOS DA DOCÊNCIA: CONSIDERAÇÕES ACERCA DAS RACIONALIDADES TÉCNICA, PRÁTICA E DA REFLEXÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Resumo
O presente ensaio teórico discute os modelos formativos de professores, a saber: o da racionalidade técnica, o da racionalidade prática e o reflexivo e suas implicações nos entendimentos de programas e de cursos que norteiam os processos de desenvolvimento da docência, seja de forma inicial ou continuada. Nesse sentido, através de um levantamento bibliográfico, expõe-se as principais características de cada modelo, vislumbrando alguns paralelos comparativos entre eles, no que se refere aos pontos de encontro e distanciamento, bem como aos limites e avanços. Por fim, destaca-se o modelo reflexivo como uma possibilidade frente aos demais, visto que, mesmo com ponderações, ele congrega e traz elementos novos para se pensar a formação docente, as práticas educativas e o espaço escolar com todos os seus agentes como parte integrada do ser e do fazer docentes.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.