CONCEPÇÕES DE CONSTRUTIVISMO ENTRE PROFESSORES DE FORMOSA-GO

Autores

Resumo

RESUMO: Este estudo exploratório teve como objetivo analisar as concepções de construtivismo presentes nos discursos dos professores do Ensino Fundamental de Formosa-GO. O construtivismo de Jean Piaget é uma das teorias mais conhecidas na educação brasileira. Entender como as práticas dos professores refletem o modelo pedagógico de base construtivista pode auxiliar a entender como se apropriam dos conhecimentos teóricos durante os cursos de formação e como a prática educativa se aproxima (ou se afasta) das possibilidades teóricas. Participaram do estudo 14 docentes da rede pública, que responderam questionário com questões baseadas na pesquisa de Chakur (2014). Os resultados indicam entendimento do construtivismo a partir de generalizações incorretas ou parciais, o que pode indicar problemas na apropriação da teoria construtivista durante a formação de professores.

Biografia do Autor

Wellington Oliveira dos Santos, Universidade Estadual de Goiás

Doutor em Educação. Professor na Universidade Estadual de Goiás.

Graciene de Ataides Caxeta Paiva, Licenciada em História e em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás.

Licenciada em História e em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás.

Downloads

Publicado

13-12-2021