A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS

Autores

Resumo

Resumo: O presente trabalho teve como objetivo realizar uma análise das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para formação continuada, observando relações entre os dois documentos. Utilizou-se como metodologia a análise documental. Como resultados, observou-se que as Diretrizes possuem em comum o destaque para a interdisciplinaridade no processo pedagógico. Porém, apesar das DCNs para a EA trazerem como premissa a necessidade de que os docentes recebam formação inicial e continuada para atuar com EA, as DCNs para formação inicial e continuada citam somente uma vez a EA, demonstrando que não há uma relação estabelecida entre as duas Diretrizes sobre a formação dos professores.

Biografia do Autor

Cléo Mann Pereira, PUC - PR

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013) e pós graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Positivo (2016). Está cursando o Mestrado em Educação (PPGE) na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Trabalhou como Professora Regente e Coordenadora Pedagógica na Escola Atuação, atualmente é professora regente no Colégio Social Madre Clélia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Alfabetização e Educação Infantil. Ministrou aulas do módulo "Psicomotricidade e Ludicidade" na pós-graduação de Ensino Lúdico da Faculdade São Braz e do módulo "Literatura Infanto Juvenil e Contação de Histórias" na Faculdade Anchieta de Ensino Superior do Paraná.

Isabella do Carmo Noviski, PUC-PR

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2010), pós-graduação em Neuropsicologia e Aprendizagem pelo ITECNE (2013) e pós-graduação em Gestão Estratégica em EAD pelo SENAC - SP (2016). É mestranda em Educação na PUC - PR. Atualmente atua como Técnica no SENAR PR, sendo responsável pelos cursos EAD, formação de instrutores e implantação de metodologia. Trabalhou como Analista de educação na equipe de produção de cursos EaD do SENAC - PR, realizando a supervisão pedagógica dos cursos a distância produzidos pela instituição. Trabalhou como Orientadora Pedagógica no SENAI - PR. Trabalhou como professora de ensino fundamental na Prefeitura Municipal de Ponta Grossa e professora de educação infantil no Colégio SantAna e Colégio Pontagrossense - Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Tem experiência na área de Educação, Processos Cognitivos de Aprendizagem, Educação a Distância e Educação e Tecnologia.

Daniele Saheb, PUC-PR

Professora Titular do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Membro do Grupo de pesquisa:Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente (PUCPR) e Educação, Meio Ambiente e Sociedade - Universidade Federal do Paraná. DOUTORA em Educação (Programa de Pós Graduação em Educação) pela Universidade Federal do Paraná (2013). Possui GRADUAÇÃO em Pedagogia, ESPECIALIZAÇÃO em Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento (2006), MESTRADO em Educação (Programa de Pós Graduação em Educação) pela Universidade Federal do Paraná (2008). Possui experiência em pesquisa, docência e gestão na Educação Básica (Educação Infantil e Anos Iniciais) e no Ensino Superior. Pesquisas com ênfase em Educação Ambiental e Complexidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação e Prática Docente em Educação Ambiental. Atuou durante 17 anos na Educação Básica como docente e gestora pedagógica.

Downloads

Publicado

13-12-2021