PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO DO CAMPO

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Resumo

Este trabalho tem por objetivo estabelecer diálogos e reflexões sobre a Pedagogia da Alternância na Educação do Campo. Para tal, nos debruçamos em uma pesquisa bibliográfica a partir de autores e pesquisadores da área de Educação do Campo e Pedagogia da Alternância e estabelecemos diálogos a fim de promover reflexões sobre tal proposta metodológica de trabalho educativo. Nesse sentido, evidenciamos algumas problematizações sobre o modelo e o caráter da educação rural ofertada à população camponesa, historicamente marcada pelas lutas e resistências contra um sistema de opressão que condicionou ao povo do campo a marginalização, exclusão e precariedade de condições. Nesse cenário, em meio a lutas dos camponeses e dos movimentos sociais emerge um novo modo de se pensar a Educação do Campo, uma educação voltada às necessidades e especificidades do sujeito do campo partindo de uma perspectiva emancipadora. Partindo dessa nova perspectiva surge a Pedagogia da Alternância, um método contra-hegemônico que contribui para a formação educacional e social dos estudantes do campo, baseada na ação e reflexão articulada, a práxis, em busca da transformação de sua realidade, promovendo o desenvolvimento integral dos sujeitos. Na busca por aproximações pedagógicas que caminham no mesmo pensamento da Pedagogia da Alternância relacionamos a Educação Popular, embasada no pensamento de Paulo Freire utilizando a educação como um instrumento para a emancipação dos sujeitos marginalizados para superar as estruturas opressoras do modus operandi vigente.

Biografia do Autor

Renata Ribeiro Carvalho, Centro Universitário do Espírito Santo

Graduanda em Pedagogia

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Publicado

13-12-2021