PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO DO CAMPO
Resumo
Este trabalho tem por objetivo estabelecer diálogos e reflexões sobre a Pedagogia da Alternância na Educação do Campo. Para tal, nos debruçamos em uma pesquisa bibliográfica a partir de autores e pesquisadores da área de Educação do Campo e Pedagogia da Alternância e estabelecemos diálogos a fim de promover reflexões sobre tal proposta metodológica de trabalho educativo. Nesse sentido, evidenciamos algumas problematizações sobre o modelo e o caráter da educação rural ofertada à população camponesa, historicamente marcada pelas lutas e resistências contra um sistema de opressão que condicionou ao povo do campo a marginalização, exclusão e precariedade de condições. Nesse cenário, em meio a lutas dos camponeses e dos movimentos sociais emerge um novo modo de se pensar a Educação do Campo, uma educação voltada às necessidades e especificidades do sujeito do campo partindo de uma perspectiva emancipadora. Partindo dessa nova perspectiva surge a Pedagogia da Alternância, um método contra-hegemônico que contribui para a formação educacional e social dos estudantes do campo, baseada na ação e reflexão articulada, a práxis, em busca da transformação de sua realidade, promovendo o desenvolvimento integral dos sujeitos. Na busca por aproximações pedagógicas que caminham no mesmo pensamento da Pedagogia da Alternância relacionamos a Educação Popular, embasada no pensamento de Paulo Freire utilizando a educação como um instrumento para a emancipação dos sujeitos marginalizados para superar as estruturas opressoras do modus operandi vigente.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.