A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E AS CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA

Autores

Resumo

Este artigo tem como objetivo demonstrar a importância da contribuição dos pressupostos da neurociência cognitiva na aprendizagem da matemática com ênfase na resolução de problemas. Para a construção da argumentação teórica da pesquisa, optou-se por um estudo bibliográfico embasado em três eixos: a fundamentação dos estudos de resolução de problemas com Palya (1995), (1997) e Branca (1997); os aspectos metodológicos do ensino da matemática embasados por Rato & Castro-Caldas (2010), Janczura (2006) e Flor e Carvalho (2011); e os processos cognitivos básicos da neurociência fazendo conexão com os estudos de Fernandes et al (2015) e Cardoso & Muszkat (2018). Quanto discussão dos aspectos relacionados a aprendizagem da matemática e o viés da neurociência, destaca-se que a resolução de problemas é uma ferramenta indispensável no desenvolvimento de procedimentos cognitivos e a articulação entre o cérebro e o processamento numérico. A resolução de problemas apresenta benefícios no ensino e aprendizagem motivando os estudantes a aumentar as conexões neurais e as sinapses necessárias para consolidação do conhecimento, oportunizando aos professores a modificação no cotidiano das aulas de matemática.

Biografia do Autor

Kary Jean FALCÃO, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS

Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS

Valdeir MIATELLO, Faculdade Sapiens, Rondônia

Graduado em Matemática pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Pós-graduado em Neurociências aplicada à educação pela Faculdade Sapiens.

Downloads

Publicado

13-12-2021