A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E AS CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA
Resumo
Este artigo tem como objetivo demonstrar a importância da contribuição dos pressupostos da neurociência cognitiva na aprendizagem da matemática com ênfase na resolução de problemas. Para a construção da argumentação teórica da pesquisa, optou-se por um estudo bibliográfico embasado em três eixos: a fundamentação dos estudos de resolução de problemas com Palya (1995), (1997) e Branca (1997); os aspectos metodológicos do ensino da matemática embasados por Rato & Castro-Caldas (2010), Janczura (2006) e Flor e Carvalho (2011); e os processos cognitivos básicos da neurociência fazendo conexão com os estudos de Fernandes et al (2015) e Cardoso & Muszkat (2018). Quanto discussão dos aspectos relacionados a aprendizagem da matemática e o viés da neurociência, destaca-se que a resolução de problemas é uma ferramenta indispensável no desenvolvimento de procedimentos cognitivos e a articulação entre o cérebro e o processamento numérico. A resolução de problemas apresenta benefícios no ensino e aprendizagem motivando os estudantes a aumentar as conexões neurais e as sinapses necessárias para consolidação do conhecimento, oportunizando aos professores a modificação no cotidiano das aulas de matemática.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.