A IMAGEM-CRIAÇÃO COMO METODOLOGIA DE PESQUISA

Autores

  • Renata Reis Genuíno
  • Gisele Duran

Resumo

As imagens nos educam: provocam o pensar, sentir, reproduzir e a criar. A imagem sob a ótica da subjetivação dirá de aspectos de variações devido aos encontros que nos atravessam e fazem (ou não) parte do delinear (des)naturalizado das percepções e escolhas sobre nós mesmos e o que nos rodeia. O presente artigo visa discutir os processos de criação em pesquisas com/em imagens de modo a evidenciar as influencias imagéticas, subjetivas e políticas que estão postas como atravessamentos durante a criação da pesquisa na pós-graduação em educação entre 2018 e 2020. As Pranchas, que abordaram os aspectos lacunares das imagens no contexto atual, enquanto método de seleção visual e compartilhamento do olhar, são colocadas como mais uma forma de sentir sobre o processo criativo e seus desdobramentos nos aspectos de subjetivação postos no atual.

Biografia do Autor

Renata Reis Genuíno

Graduada em Pedagogia pela FE/Unicamp, graduanda em Psicologia pela UFSCar e Mestre em Educação pela UFSCar.

Gisele Duran

Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação ela UFSCar. Professora de Educação Infantil na Cooperativa Educacional de São Carlos.

Downloads

Publicado

10-08-2020