A CONCEPÇÃO DE HISTÓRIA NA PEDAGOGIA DE JOHN DEWEY
Resumo
Neste trabalho analisamos a concepção de História na Pedagogia de John Dewey (1859-1952). A história recebe uma nova “significação” no pensamento deweyano. Com isso, temos implicações pedagógicas para o encaminhamento dessa nova visão de História como disciplina escolar. Nessa intenção, apresentamos o conceito “tradicional” de História, de tendência escolástica e cientificista. Essa noção de História, fortemente arraigada na educação tradicional, foi criticada por Dewey, que apresentou novos pressupostos à compreensão da História. Nesse estudo, enfatizamos o que Dewey chamou de “significação” e de como essa idéia se aplica ao entendimento da História e à sua efetivação como disciplina curricular. Por fim, mostramos como o pragmatismo de John Dewey fundamenta essa nova compreensão da História e da sua configuração como disciplina escolar.Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.