A CONCEPÇÃO DE HISTÓRIA NA PEDAGOGIA DE JOHN DEWEY

Autores

  • Rodrigo Augusto De Souza Universidade Estadual de Maringá
  • Maria Cristina Gomes Machado Universidade Estadual de Maringá

Resumo

Neste trabalho analisamos a concepção de História na Pedagogia de John Dewey (1859-1952). A história recebe uma nova “significação” no pensamento deweyano. Com isso, temos implicações pedagógicas para o encaminhamento dessa nova visão de História como disciplina escolar. Nessa intenção, apresentamos o conceito “tradicional” de História, de tendência escolástica e cientificista. Essa noção de História, fortemente arraigada na educação tradicional, foi criticada por Dewey, que apresentou novos pressupostos à compreensão da História. Nesse estudo, enfatizamos o que Dewey chamou de “significação” e de como essa idéia se aplica ao entendimento da História e à sua efetivação como disciplina curricular. Por fim, mostramos como o pragmatismo de John Dewey fundamenta essa nova compreensão da História e da sua configuração como disciplina escolar.

Biografia do Autor

Rodrigo Augusto De Souza, Universidade Estadual de Maringá

Doutorando em Educação pela UEM; Mestre em Educação pela PUCPR.

Maria Cristina Gomes Machado, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação pela UNICAMP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá.

Arquivos adicionais

Publicado

06-12-2010

Edição

Seção

Artigos