AULAS REMOTAS EM TEMPO EMERGENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM A TURMA “AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA EDUCAÇÃO” NA UFSCar

Autores

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre a aplicação de aulas remotas com uma turma da UFSCar denominada de Avaliação Institucional da Educação, por meio do calendário suplementar para atender as necessidades emergentes de suspensão de atividades presenciais. No período de isolamento social, em decorrência da pandemia do CONVID-19, buscou-se alternativas emergenciais de potencializar menos perdas na rotina acadêmica dos estudantes. Certamente foi um desafio enfrentar os limites estruturantes dos estudantes e o tempo emergencial de curto prazo para estruturar um curso com estratégias metodológicas de Ensino Remoto em plataforma digital. O plano organizacional do curso foi conduzido pelo professor coordenador da disciplina e seus auxiliares (colaboradores) estudantes da pós-graduação (curso doutorado em educação). O objetivo da proposta de aulas remotas, foi estimular a aquisição de conhecimentos referentes à temática da Avaliação Institucional da Educação. O plano de trabalho foi conduzido e organizado na plataforma Google Classroom, tendo sido mediado por roteiros de aprendizagens, que envolviam atividades síncronas e assíncronas. O espaço virtual que denominamos de sala virtual possibilitou realizar experiências pedagógicas na tentativa de estimular a interação e o diálogo com os estudantes.

Biografia do Autor

José Carlos Rothen, Universidade Federal de São Carlos

Professor Doutor do Departamento de Educação, atua no curso de Pedagogia e na Pós-graduação em Educação

Evangelita Carvalho da Nóbrega, Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Doutoranda em Educação pelo PPGE/UFSCar, Professora da Universidade Estadual do Piauí-UESPI

Ivan dos Santos Olvieira, Instituto Federal do Piauí - IFPI

Doutorando em Educação pelo PPGE/UFSCar, Professor do Instituto Federal do Piauí - IFPI

Downloads

Publicado

06-10-2020

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2