AULAS REMOTAS EM TEMPO EMERGENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM A TURMA “AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA EDUCAÇÃO” NA UFSCar
Resumo
Este artigo objetiva refletir sobre a aplicação de aulas remotas com uma turma da UFSCar denominada de Avaliação Institucional da Educação, por meio do calendário suplementar para atender as necessidades emergentes de suspensão de atividades presenciais. No período de isolamento social, em decorrência da pandemia do CONVID-19, buscou-se alternativas emergenciais de potencializar menos perdas na rotina acadêmica dos estudantes. Certamente foi um desafio enfrentar os limites estruturantes dos estudantes e o tempo emergencial de curto prazo para estruturar um curso com estratégias metodológicas de Ensino Remoto em plataforma digital. O plano organizacional do curso foi conduzido pelo professor coordenador da disciplina e seus auxiliares (colaboradores) estudantes da pós-graduação (curso doutorado em educação). O objetivo da proposta de aulas remotas, foi estimular a aquisição de conhecimentos referentes à temática da Avaliação Institucional da Educação. O plano de trabalho foi conduzido e organizado na plataforma Google Classroom, tendo sido mediado por roteiros de aprendizagens, que envolviam atividades síncronas e assíncronas. O espaço virtual que denominamos de sala virtual possibilitou realizar experiências pedagógicas na tentativa de estimular a interação e o diálogo com os estudantes.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.