HISTÓRIA E NARRATIVA: UMA ANÁLISE DA DISCIPLINA E DA NARRATIVA NOS LIVROS DIDÁTICOS SOBRE A GUERRA DO PARAGUAI
Resumo
O objetivo principal da pesquisa é verificar como a disciplina História evoluiu após a “Reforma Francisco de Campos”, em 1931, até os dias atuais e como as narrativas sobre um dos eventos mais importantes da América Latina, a Guerra do Paraguai (1864-1870), foi vista nos livros didáticos. O objetivo secundário da pesquisa é a análise das leis educacionais do recorte temporal e como as narrativas históricas sobre o evento escolhido dialogam com as escolas mais tradicionais da historiografia. A pesquisa qualitativa foi feita após consulta bibliográfica, buscando, através de paradigmas indiciários, entender as narrativas e coletar o que é comum e o que é divergente entre elas. Como resultado vê-se que, assim, as escolas historiográficas e suas respectivas formas narrativas influenciaram os livros didáticos. As mais importantes se deram através das leis educacionais pós- revolução de 1930: as Reformas de 1931 e 1942 e as LDBs de 1961, 1971 e 1996. Atualmente a pedagogia do século XXI, se prende no debate do livro didático e a narrativa das novas tecnologias, dele dá para se inferir que cabe ao professor mostrar todos os lados da história: que não existe verdade absoluta e sim, na maioria dos casos, a visão dos vencedores.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.