HISTÓRIA E NARRATIVA: UMA ANÁLISE DA DISCIPLINA E DA NARRATIVA NOS LIVROS DIDÁTICOS SOBRE A GUERRA DO PARAGUAI

Autores

  • Igor Calimam Sampaio Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -Campus de Araraquara - Graduação em Ciências Sociais Centro Universitário Internacional Uninter - Formação Pedagógica em História https://orcid.org/0000-0003-0226-9647

Resumo

O objetivo principal da pesquisa é verificar como a disciplina História evoluiu após a “Reforma Francisco de Campos”, em 1931, até os dias atuais e como as narrativas sobre um dos eventos mais importantes da América Latina, a Guerra do Paraguai (1864-1870), foi vista nos livros didáticos. O objetivo secundário da pesquisa é a análise das leis educacionais do recorte temporal e como as narrativas históricas sobre o evento escolhido dialogam com as escolas mais tradicionais da historiografia. A pesquisa qualitativa foi feita após consulta bibliográfica, buscando, através de paradigmas indiciários, entender as narrativas e coletar o que é comum e o que é divergente entre elas. Como resultado vê-se que, assim, as escolas historiográficas e suas respectivas formas narrativas influenciaram os livros didáticos. As mais importantes se deram através das leis educacionais pós- revolução de 1930: as Reformas de 1931 e 1942 e as LDBs de 1961, 1971 e 1996. Atualmente a pedagogia do século XXI, se prende no debate do livro didático e a narrativa das novas tecnologias, dele dá para se inferir que cabe ao professor mostrar todos os lados da história: que não existe verdade absoluta e sim, na maioria dos casos, a visão dos vencedores.

Biografia do Autor

Igor Calimam Sampaio, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -Campus de Araraquara - Graduação em Ciências Sociais Centro Universitário Internacional Uninter - Formação Pedagógica em História

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho no ano de 2003, cuja especialização se deu em Estudos Sobre Hegemonia, Crise e América Latina. Graduado em Formação Pedagógica em História pelo Centro Universitário Internacional Uninter em 2020, com Especialização em História da Educação. Atualmente é Professor de História pelo Governo do Estado de São Paulo.

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Publicado

13-12-2021